No último dia 23 de junho, um treinador de um time de futebol tailandês e 12 jogadores desapareceram em um complexo de cavernas na Tailândia. Mas depois de 9 dias de busca, todos foram encontrados com vida e a união que essa história gerou entre pessoas de todo o mundo é emocionante.
Como time de futebol ficou preso em caverna na Tailândia
Os meninos, que têm entre 11 e 16 anos e o treinador, de 25, saíram para uma excursão pelo complexo de cavernas de Tham Luang, no parque florestal Khun Nam Nang Non, no norte da província de Chiang Rai e acabaram ficando presos depois que uma forte chuva inundou o local.

Por um milagre, todos os 13 foram encontrados com vida na última segunda-feira, 3 de junho, graças à mobilização de pessoas de todo o mundo.
A equipe de resgate contou com mil socorristas de diversos países, sendo 17 deles experientes em resgate e sobrevivência da Força Aérea dos Estado Unidos e três especialistas de mergulho em cavernas da Grã-Bretanha.
Pessoas do mundo inteiro ajudam nas buscas
De acordo com a BBC, os mergulhadores britânicos John Volanthen e Richard Stanton foram os primeiros a chegar no local em que eles estavam e fizeram um vídeo (veja abaixo) para registrar o momento e mostrar aos familiares dos meninos.
https://www.facebook.com/vix.explore.brasil/videos/2187708218141948/
Quando o vídeo chegou às mãos dos pais dos garotos, eles se emocionaram e comemoraram muito. Durante a angustiante espera, os familiares se revezavam em grupos de vigília na região da caverna e tentavam consolar uns aos outros.

O primeiro-ministro tailandês também se comoveu com a história dos garotos e visitou os pais durante as vigílias para tentar confortá-los enquanto esperavam alguma notícia.
Na escola onde estudam seis dos meninos desaparecidos, foi realizada uma cerimônia com orações dedicadas ao time de futebol e muitos colegas se emocionaram durante o ritual.

A história também foi muito comentada nas redes sociais de todo o mundo e as pessoas postaram e continuam postando mensagens de apoio, esperança e conforto à família de todos.
Resgate na caverna vai demorar para ser completado
O que mais dificultou e dificulta a busca, foi a chuva incessante nos últimos dias na região. Mas as autoridades locais estão redobrando os esforços para diminuir o nível de água na caverna e facilitar o resgate.
Infelizmente os meninos e o treinador ainda estão dentro da caverna. Como estão muito fracos e a previsão é que a chuva aumente, eles terão que se preparar para mergulhar durante o resgate, pois hoje, essa é a única maneira de serem retirados da caverna.

Ainda não se sabe quanto tempo vai demorar para o resgate ser concluído, mas a lição que podemos tirar de toda essa história é que a união e o apoio nessas horas é muito importante.
Atitudes inspiradoras
- Aos 42 anos, mãe decide ficar careca e família a apoia de forma linda
- Após devolver sapato à loja, cadeirante é surpreendida com atitude linda
- Médico diz “encontrar Deus” em senhora com câncer: relato emocionante