Nem parece outono: semana deve ser de chuva e calor em todo o país

* Matéria publicada em 27 de março de 2017

A chegada do Outono no Brasil ameniza as temperaturas, mas isso não quer dizer o tempo vai ficar mais frio. A segunda semana da estação traz pancadas de chuvas e mantém o calor em todas as regiões do país, segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Brasil.

No Centro-oeste, chuvas e trovoadas tomam conta de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul. Nos outros estados, o tempo nublado domina, com possibilidades de chuvas isoladas. As temperaturas ficam com a máxima em 37°C e mínima de 17°C.

O Nordeste segue com a mesma previsão, com chuvas certeiras no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, na Paraíba, em Pernambuco, Sul e Oeste da Bahia. A região Norte inclui Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Rondônia e Tocantins.

Sul e Sudeste não são diferentes. Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul devem ser visitados por chuvas fortes. O tempo nublado também prevalece, e as temperaturas podem variar de 5°C a 35°C, em algumas regiões.

Outono chegou

istock

A estação depois do verão começou às 7h29 da última segunda (20) e deve nos acompanhar até 21 de junho, às 1h24. A época é o intervalo entre o verão e o inverno, na qual os dias e as noites costumam ter duração muito parecidas.

Com a aproximação do inverno, os dias tendem a ficarem mais curtos que a noite e, por isso, escurece mais cedo. Isso porque os raios solares estão mais inclinados e chegam em menor quantidade devido à posição do Hemisfério Sul em relação ao Sol.

Estações do ano