Análise de currículo
A primeira impressão que a empresa tem de você é por meio do currículo. Ele é seu cartão de visitas, portanto, deve estar 100%. Lembre-se que o selecionador escolherá alguns currículos dentre milhares. Segundo a Catho Online, “a média de retorno das cartas e currículos enviados é de cerca de 1%”. De 1000 cartas que você enviar, em geral, será chamado para 10 entrevistas. Não existe um único modelo para ele, mas há algumas regrinhas que podem ajudar:
1) Seja objetivo, demonstre suas habilidades e fale dos resultados que já obteve.
2) Personalize o currículo para cada empresa que mandar e, se possível, faça uma carta de apresentação.
3) Cuidado com os erros gramaticais e ortográficos.
4) Faça uma apresentação bonita, com um layout condizente com a imagem que você quer passar.
Se você trabalha com publicidade, artes, design, cinema, televisão entre outras, esmere-se em produzir um portifólio com seus trabalhos e “estudos”. Isso, freqüentemente, conta mais que um currículo impresso. ” Gente que chega aqui com um currículo escrito, todo careta, e sem nada criativo para mostrar eu nem entrevisto. Ninguém pode dizer que é criativo se não utiliza seu potencial na hora mais importante”, afirma Márcia Moura, diretora de arte de uma agência de publicidade.
Redação e conhecimentos gerais
As provas escritas servem para confirmar os seus conhecimentos de idiomas (normalmente português e inglês), medir sua capacidade de comunicação, argumentação, clareza e coerência de idéias, além de verificarem se você entende um pouco do que está se propondo a fazer. Essas, na grande maioria das vezes, são eliminatórias. A redação é sempre importante para saber se o candidato consegue expressar satisfatoriamente suas idéias. Escrever bem é importante para quase tudo na vida!
As questões de conhecimentos gerais pode variar de política à esportes, passando por história, geografia e atualidades. Se você não estiver se sentindo seguro sobre seus conhecimentos a respeito dos conflitos no Oriente Médio ou sobre as CPIs que estão acontecendo, reserve uns minutinhos do dia para estudar e ler os jornais. Há dois anos, o jornal O Globo divulgou os resultados de uma prova de estágio (para os formandos em jornalismo) que tinha promovido. As perguntas eram simples, como por exemplo, “quem foi Mahatma Gandhi?”. Quase 70% das respostas foram recheadas de absurdos como “Gandhi foi um bárbaro que massacrava pessoas na época em que Roma tinha dominado toda a Gália, na Idade Média”. Não pague mico! Estude!
Grafologia
O teste grafológico é uma das maneiras de traçar o perfil psicológico do candidato e não costuma ser eliminatória. Em geral, a grafologia é feita a partir da redação que o candidato fez. Por isso, capriche nos testes escritos. Os dois principais métodos de análise grafológica são o condicional e o por tipologia.
Dinâmica de grupo
A dinâmica de grupo existe para avaliar o comportamento individual e em grupo do candidato. Liderança, objetividade, capacidade de expor idéias e de trabalhar em grupo, disciplina e iniciativa são características analisadas pelos entrevistadores. Ela também serve para comparar o desempenho de todos os participantes. “A maioria das empresas utiliza essa técnica, pois ela permite avaliar a atuação da pessoa em grupo, sob diversos aspectos, ou seja, por meio dos indicadores que são levantados junto com a área requisitante, é o que as empresas chamam de perfil para o cargo. São os requisitos necessários para que a pessoa possa desempenhar bem sua função”, afirma Isa Oliveira e Silva, sócia-diretora da YAGO – Desenvolvimento de Pessoas e Organizações.
A dinâmica busca ver como o candidato realmente é: suas tendências positivas e negativas, bem como suas limitações e habilidades. É uma das seleções mais usadas pelas empresas. Elas podem ser feitas por meio de jogos, apresentações, brincadeiras entre outras formas. Não existe conduta certa ou errada mas sim aquela que melhor se encaixa com o vaga. Porém, é importante que você esteja calmo, seguro e sem pressa para terminar a prova. Também não se deve ser grosseiro, falar demais ou ser arrogante.
Wartegg
O Wartegg é um teste psicológico composto por oito quadros em que os desenhos devem ser completados e é muito usado nos processos de seleção. Se você tem carteira de motorista deve se lembrar dele e das recomendações que sempre são dadas: “não deixe os bonequinhos sem chão”, “coloque dedos nas mãos deles” etc. O objetivo deste teste é explorar as ‘funções básicas’ da personalidade do profissional: imaginação, controle, emoção, noção de realidade entre outras. “Cada um dos campos em que deverá ser completado o desenho diz respeito a um aspecto da personalidade como: vivência da individualidade, relacionamento interpessoal, nível de ambição, conteúdos inconscientes, dinamismo, inteligência, sensibilidade e comprometimento com valores”, segundo o Catho Online. E lembre-se: você tem direito, de acordo com o código de Psicologia, de receber o resultado do teste. Peça para saber o que o psicólogo concluiu e o que o levou a esse resultado.
Myers Briggs Type Indicator (MBTI)
O MBTI é um instrumento de avaliação psicológica que descreve as preferências que cada profissional tem ao realizar determinada ação. “O conceito do MBTI é baseado na teoria dos tipos psicológicos, do Jung. Ele é uma ferramenta rica e completa. Portanto, deve ser usada para desenvolvimento das pessoas e não para a selecão”, diz Adriana Fellipelli, diretora da Coaching Psicologia Estratégica. O MBTI é composto por um questionário em que os resultados estabelecem dezesseis combinações para demonstrar as preferências de cada indivíduo:
Opções:
Extroversão: prefere focalizar a sua atenção no mundo exterior e nas coisas OU Introversão: prefere focalizar a sua atenção no mundo interior, nas idéias e nas impressões.
Sensação: focaliza no presente e na informação obtida com os seus sentidos OU Intuição: focalizar no futuro, nos padrões e possibilidades.
Pensamento: baseia-se na lógica e na análise objetiva das causas e efeitos OU Sentimento: baseia as decisões primeiramente nos valores e na avaliação subjetiva das preocupações centrada nas pessoas.
Julgamento: gosta de abordagens planejadas e organizadas com relação à vida e prefere as coisas definidas OU Percepção: gosta de abordagens flexíveis e espontâneas, preferindo as opções em aberto.
Entrevistas
Todos os processos de recrutamento incluem entrevista. Ela certamente é a etapa mais importante e será decisiva para escolha do candidato. Por ser tão importante, ela será tratada mais a fundo (desde a preparação até a despedida do entrevistador) nas nossas próximas duas reportagens da série sobre RH.
“Basicamente usamos apenas entrevistas – uma entrevista bem feita traz informações para o entrevistador muito mais importantes do que qualquer teste. Entrevista bem feita é aquela em que se busca saber o que a pessoas já fez (que pode demonstrar suas habilidades) e o que ela pretende de sua vida profissional. Esse relato de experiência é muito rico e fala muito sobre as habilidades da pessoa”, diz a dona da High Flyers, Jane Assis. “Nossa entrevista é focada em conhecer e identificar o potencial para carreira nas organizações. Estamos sempre focados em identificar algumas habilidades que são críticas para crescimento na maioria das empresa – capacidade de análise, liderança, inovação, senso de urgência, facilidade em assimilar novos conhecimentos”, complementa.
Outro tipos de entrevista bem freqüente é situacional em que são feitas perguntas que buscam detectar comportamentos passados do profissional, para identificar a existência ou não de habilidades necessárias ao cargo em questão. “Se um indivíduo em uma situação passada resolveu bem um problema, tem grandes chances de resolver bem de novo no presente e, melhor no futuro”, diz a psicóloga Isa Oliveira e Silva.
Acompanhe nossas próximas edições para tirar de letra qualquer processo de seleção.
Agradecimentos:
ABRH Rio – www.abrh-rio.com.br
High Flyers – www.highflyers.com.br
Treinet – www.treinet.com.br
Coaching Psicologia Estratégica – www.coachingpe.com.br
Eigenheer Recursos Humanos – www.eigenheer.com.br
Gestão & RH – www.gestaoerh.com.br/index.html
Canal RH – www.canalrh.com.br
Curriculum.com.br – www.curriculum.com.br