Até pouco tempo, se você era cliente de um banco e quisesse mudar de instituição, o novo banco não conseguiria ter acesso ao seu histórico financeiro para poder te oferecer, logo de cara, produtos e serviços adequados às suas necessidades. O relacionamento com o novo banco começava do zero.
Com o Open Finance, as instituições vão poder ter acesso aos seus dados cadastrais e financeiros, facilitando a análise do seu perfil para poder te oferecer os melhores produtos e serviços, com mais rapidez e segurança. Esse compartilhamento de dados só será realizado se autorizado por você e poderá ser cancelado qualquer momento.
O que é o Open Finance?

O Open Finance é o sistema financeiro aberto, criado e regulamentado pelo Banco Central do Brasil.
Ele funciona de forma semelhante à portabilidade do celular. Os dados são do cliente, então ele pode levar para onde consegue mais vantagens.
Todo o processo é feito de forma gratuita e por meio de canais digitais, de forma segura e prática.
O cliente que tiver interesse em buscar novos serviços, melhores condições em produtos bancários ou até mesmo um novo banco, poderá autorizar o compartilhamento de seus dados cadastrais (nome, CPF, endereço) e financeiros (dados de transação na conta corrente, cartões de crédito e operações de crédito contratadas) com as instituições que quiser, por meio dos canais digitais das próprias instituições.
É o cliente que define com qual instituição vai compartilhar suas informações, por quanto tempo e quais dados serão compartilhados. Outro ponto importante é que o consentimento para esse compartilhamento poderá ser cancelado pelo cliente a qualquer momento.
O compartilhamento dos dados cadastrais e do histórico financeiro facilitará a análise das instituições para concessão de crédito aos clientes, além de dar a chance de acesso a melhores ofertas de produtos e serviços bancários.
O Open Finance no Banco Original contará com o Motor Original de Inteligência Financeira, tecnologia exclusiva que já está disponível para oferecer as melhores condições aos clientes, de acordo com o perfil de cada um deles.
Desta forma, o Banco Original pode oferecer mais crédito, mais prazo, melhores taxas e um atendimento mais personalizado de acordo com as necessidades dos clientes. Afinal, quanto mais a instituição conhece a pessoa, mais vantagens ela pode conceder.
O Open Finance é seguro?

Sim. Os princípios, objetivos e regras do Open Finance foram definidos pelo Banco Central do Brasil, entidade que tem como missão garantir a estabilidade do poder de compra da moeda brasileira e zelar pelo sistema financeiro do país.
Somente instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central podem participar do Open Finance, devendo seguir as regras específicas, definidas por ele, para participação do sistema financeiro aberto, bem como as demais legislações aplicáveis, como a Lei do Sigilo Bancário (Lei Complementar nº 105, de 10 de janeiro de 2001) e a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018).
O Banco Central reforça que o cliente tem total controle sobre seus dados. Além disso, explica que o processo de compartilhamento de dados ocorrerá em um ambiente com diversas camadas de segurança, com autenticação do titular dos dados e das instituições participantes do Open Finance.
Venha para o Banco Original e prepare-se para o Open Finance. É só baixar o app e abrir sua conta em poucos minutos.
Sujeito à análise de cadastro e de crédito.