Estudo afirma que técnica revolucionária rejuvenesceu peles de mulheres em 30 anos

Estudo publicado pela revista científica “eLife” apresentou os resultados impressionantes do uso de uma técnica de reprogramação celular, por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Segundo a pesquisa, após testes, mulheres de 53 anos tiveram as peles rejuvenescidas em 30 anos, tanto no aspecto quanto no funcionamento, após receberem tecidos doados por mulheres de meia-idade.

Efeito rejuvenescedor

Segundo o estudo, a pesquisa teve como base o método da criação da famosa ovelha Dolly, em 1996, com células-tronco substituindo as danificadas.

IStock

“A conversão de células somáticas em células-tronco pode reverter as alterações associadas à idade”, explica o estudo. Retroceder o processo natural de envelhecimento, no futuro, pode significar prevenir doenças associadas à idade.

O estudo afirma que após receberem tecidos doados por mulheres de meia-idade, as participantes de 53 anos que integraram os testes apresentaram peles semelhantes às de jovens de 23 anos.

A técnica está em fase inicial. Por mais que prometa revolucionar a história da medicina regenerativa, ainda não há previsão para ser usada clinicamente.

Transformações na pele