Time nordestino jogou com camisa “manchada de óleo” em protesto contra vazamento

por | out 22, 2019 | Notícias

O time do Bahia usou uniformes com desenhos de manchas de óleo para protestar contra o vazamento de resíduos de petróleo que acometem o Nordeste desde o começo de setembro. Já foram retiradas cerca de 900 toneladas de material das praias, boa parte com a ajuda de voluntários.

Bahia joga com camisetas manchadas de óleo

“Quem derramou esse óleo? Quem será punido por tamanha irresponsabilidade? Será que esse assunto vai ficar esquecido?’, é o que diz uma parte do manifesto publicado pelo time, explicando o protesto.

De acordo com o comunicado, a ação visa chamar a atenção para o maior desastre ambiental do litoral brasileiro: “Um convite à reflexão: o que faz um ser humano atacar e destruir espaços sagrados? O lucro a qualquer custo pode ser capaz de destruir a ética e as leis que regem e viabilizam a humanidade?”

Além de a origem do vazamento ainda ser desconhecida, a população tem reclamado sobre o descaso das autoridades responsáveis. Os nordestinos estão fazendo a limpeza das praias “no braço”, já que as atitudes tomadas pelos órgãos governamentais não têm sido suficientes.

O Bahia informou também que as camisetas estão sendo leiloadas. O dinheiro será utilizado para apoiar o trabalho de quem está retirando as manchas de óleo do litoral baiano.

Leia o manifesto completo:

Vazamento de óleo no Nordeste