O email ainda é a principal ferramenta de trabalho. Com ele, é possível se comunicar para fechar parcerias comerciais, espalhar um comunicado, contatar um empregador e, principalmente, registrar etapas profissionais. Acredite ou não, o email é tão recorrente, que há diversos c asos de funcionários demitidos por conta de seu uso incorreto.
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Veja 5 erros que você precisa evitar para fazer bom uso do email:
#1 Nada pessoal
Se algo pode ser melhor expressado de forma verbal, então o adequado é não buscar essa entonação via email. As mensagens tendem a ser mais formais e impessoais. Por isso, o uso ‘pessoal’ e ‘sentimental’ desta ferramenta corre sério risco de ser mal interpretado.
#2 Atenção ao título
O título do email é importante, sim. O receptor da mensagem pode apagar antes de abrir ao se deparar com títulos genéricos, ou grandes demais. Que mensagem pode ser relevante se nem o título consegue ser atrativo?
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#3 Saudações
É importante, sim, sempre saudar. Um ‘oi’, ‘olá’, ‘como vai’ – dependendo do contexto, claro – é a abertura necessária para que a mensagem tenha um leve tom de diálogo.
#4 Antecipe o assunto o quanto antes
Nas faculdades de jornalismo, aprende-se nas primeiras aulas o uso do lide – que nada mais é que trazer o assunto importante ao primeiro parágrafo. Essa regra também vale para os emails: quanto antes você antecipar o assunto principal, menor o risco do receptor parar de ler a mensagem no meio dela.
#5 Não abuse da função ‘responder a todos’
A função ‘Responder a Todos’ é muito perigosa. Às vezes você só quer responder a uma pessoa específica. Em ambiente corporativo, há casos em que funcionários, por abusarem dessa função, têm a reputação abalada – quando, por brincadeiras que envolvem diversos outros colegas de trabalho, não acaba demitido. Fala se não é chato ter que acompanhar uma conversa da qual você nem mesmo participa? Não faça do email um ambiente de conversa coletiva: para isso, existem os grupos do WhatsApp.
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