
Apesar dos fatos bizarros que os humanos fizeram com ele – de perigosa aparição em show de Enrique Iglesias à zoeira do Boca Juniors sobre o rival River Plate num jogo da Libertadores da América – os drones representam o avanço da tecnologia.
Eles são caros e, muitos deles, já trazem câmeras de qualidade que tira fotos e filma, além de transferir dados em tempo real. A tendência é que os drones se tornem cada vez mais comuns, apesar de pouco se saber sobre eles.
Confira 7 características dos drones que os tornam ainda mais curiosos:
#7 VANT: seu verdadeiro nome

O nome original do drone é Veículo Aéreo Não Tripulado. As aeronaves utilizadas para serviços militares têm o nome Veículo Aéreo de Combate Não Tripulado. Etimologicamente, a palavra drone vem de dran, que significa abelha ou zangão. Este termo passou a ser utilizado em meados dos anos 1930, quando inventaram os primeiros aviões de controle remoto. Por conta do zumbido destes dispositivos criou-se tal associação.
#6 Entrega de pizzas por drones

Aos poucos os drones passam a fazer parte de nosso cotidiano. E a tendência é aumentar. Na Inglaterra, uma conhecida rede de pizzas já realiza entregas a domicílio com drones, de forma rápida e eficiente. Restaurantes sofisticados já utilizam essa tecnologia para entregar sushis. Os responsáveis pela limpeza, porém, não devem ficar muito satisfeitos com o modo que essas entregas são feitas.
#5 Drones podem travar

A equipe militar dos Estados Unidos tem bastante experiência com o uso de drones para serviço de vigilância e monitoramento aéreo. Vários deles têm travado e, por mais que se aprimore a tecnologia, este problema é difícil de ser completamente solucionado. As causas mais comuns para que um drone trave são as mudanças de clima, perda de comunicação e erros humanos. O travamento ocorre mais com drones de uso doméstico. Quando interceptados por sinais externos, tendem a perder a conexão remota e se desestabilizar. Se os drones voarem alto demais, fica impossível controlá-los. Por essas razões, não é aconselhável utilizar drones em espaços fechados ou deixá-los sobrevoando em cima da cabeça das pessoas.
#4 O futuro é agora

Segundo dados do Pentágono, dos Estados Unidos, a equipe militar já possui uma frota de 7.500 drones e espera que este número cresça exponencialmente, assim como a melhora destes dispositivos. O avanço tecnológico permitiu que tanto militares quanto civis tenham acesso a drones de melhor qualidade e melhores preços.
#3 Os drones e as selfies

Não chega a surpreender, já que o objetivo de muitos usuários é esgotar todas as formas possíveis para tirar selfies. Pelo menos com os drones, temos a possibilidade de tirar fotos mais divertidas e com melhores paisagens. É mais interessante ter um dispositivo aéreo futurista fazendo o que queremos, do que empunhar varas de selfie.
Leia também: Truques para tirar as melhores selfies
#2 Visitas guiadas com drones

Uma das atribuições mais atrativas de drones domésticos é a possibilidade de filmar locais turísticos interessantes, ou simplesmente bonitos de se ver. Vídeos realizados por drones são muito utilizados por empresas de viagens e turismo, para mostrar a beleza do lugar aos possíveis clientes. A visão panorâmica que o dispositivo oferece serve para criar novas experiências, parecidas com a de uma visita virtual. Não podemos chamar isso de turismo digital, mas não deixa de ser uma forma de visitar novos espaços e lugares distantes pouco acessíveis.
#1 Drone 360°

Uma experiência surpreendente: os drones podem ser equipados com câmeras em 360°, para registrar vídeos que dão ao espectador a possibilidade de escolher o que realmente quer ver e fazer no ambiente filmado. Parece mesmo ficção científica.