Celulares pré-pagos desatualizados serão bloqueados hoje em 17 estados brasileiros

por | nov 18, 2019 | Tecnologia

A Anatel está bloqueando linhas pré-pagas de pessoas que não atualizaram seus cadastros após receberem notificações das operadoras. A medida faz parte de uma operação para manter a base cadastral atualizada, o que ajuda a impedir fraudes. O bloqueio está sendo realizado em 17 estados. Confira quais são e o que fazer caso isso aconteça com seu celular:

Bloqueio de celulares em 17 estados

Consumidores dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo poderão ser afetados pelo bloqueio.

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Os alertas para a atualização dos dados vêm sendo emitidos pelas operadoras por mensagens de texto, chamada de voz gravada, ligações, pop-ups nas telas dos celulares e de outras maneiras. Veja abaixo as mensagens enviadas:

  • Claro avisa: Não perca a sua linha! Conforme Lei 10.703/2003 seu cadastro deve ser atualizado. Ligue 1052 e atualiza seus dados para não perder sue numero.
  • O cadastro do seu Oi está irregular. Ligue *144 agora mesmo, informe o CPF do usuário da linha e evite que ela seja bloqueada, como previsto na Lei 10.703.
  • Vivo: Conforme determina a Lei 10.703/2003 atualiza seu cadastro e evite o bloqueio de sua linha. Ligue agora *8486. Saiba mais em vivo.tl/cadpre
  • TIM Avisa: Seu cadastro esta incompleto e vc previsa atualizar em até 15 dias. Ligue agora *144 ou vá até uma loja TIM para evitar o bloqueio da sua linha.
  • Cliente SERCOMTEL: Evite o BLOQUEIO da sua linha pre-paga. Atualize os dados cadastrais. Compareça a uma de nossas lojas.
  • ALGAR: a partir de hoje, conforme Lei 10.703/2003 seu cadastro celular deve ser atualizado na sua operadora. Saiba mais em www.anatel.gov.br/dados/cadastro-pre-pago.

De acordo com a Anatel, menos de 1% dos 91 milhões de celulares pré-pagos das regiões citadas apresenta alguma pendência cadastral. Mesmo assim, milhares de consumidores devem ser afetados. Caso o seu aparelho seja um dos bloqueados, ainda dá para resolver o problema: é só entrar em contato com a operadora e informar que quer atualizar o cadastro. Nome completo, endereço com CEP, CPF ou CNPJ deverão ser informados. Outras informações também poderão ser solicitadas.

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Para reforçar as medidas de segurança, a Anatel lançará no começo de 2020 o Portal de Consulta de Linhas Pré-Pagas, para que os consumidores consigam ver quais linhas móveis pré-pagas ativas estão cadastradas em seu CPF. Assim, caso verifique alguma movimentação estranha, poderá contatar a operadora.

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