Atenção: se você tem um iPhone, atualizou o sistema para o iOS 9 e em algum momento mandou o seu aparelho para alguma assistência técnica não autorizada, corre um grande risco: seu smartphone pode estar vulnerável ao ‘ erro 53’, que pode deixá-lo totalmente obsoleto.
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O erro é proveniente da forma com que consertos e reparações de terceiros não autorizados pela empresa mexem nas peças internas do iPhone. O sistema é automaticamente ativado quando compreende uma manipulação incorreta do sensor Touch ID, presente nos modelos 5S, 6 e 6S. É a partir dele que a Apple impede, por exemplo, que um ladrão ou mal intencionado tenha acesso às suas informações pessoais (inclusive cartões de crédito) quando estiver em posse do seu telefone.
O ‘erro 53’ passou a ‘transformar’ iPhones em meros ‘pesos de papel’ após a atualização do sistema. Isso não é problema de vírus ou malware; é uma ‘certificação de segurança’ da própria Apple.

Por que existe este erro?
A Apple explicou como funciona o ‘erro 53’, em comunicado oficial:
Por conta do problema, mesmo empresas especializadas em consertar aparelhos Apple estão adotando novas medidas de manutenção do aparelho. Em casos, por exemplo, em que o vidro frontal é quebrado, estratégias para operar todo o conjunto em torno do Touch ID estão sendo adotados, segundo a iCracked, uma das autorizadas.
O problema é: mesmo que você tenha consertado o celular, e ele esteja funcionando corretamente, seu iPhone ainda pode apresentar o ‘erro 53’. Isso porque a atualização para o iOS 9 identifica a operação e automaticamente desabilita o telefone. Então, todos os seus dados sem cópia de segurança são perdidos: fotos, músicas e todo tipo de informação.
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Irreparável
Até agora a Apple não apresentou nenhuma solução para reverter esse erro – ou seja, se o seu iPhone tem ‘erro 53’, já era mesmo.
A empresa recomenda os usuários a procurarem o suporte, caso isso ocorra. O site oficial da Apple tem alguns telefones de autorizadas.
No entanto, não há nenhuma garantia de ‘reparação’. Uma reportagem do jornal The Guardian revelou que a Apple cobra, na Grã-Bretanha, uma média de 236 libras para arrumá-lo – um total de R$ 1.358. Mesmo assim, não é em todos os países que há suporte para consertar um iPhone com ‘erro 53’.
Alguns especialistas em tecnologia defendem que a empresa deveria dar a possibilidade de os usuários ‘recalibrarem’ os aparelhos numa loja Apple, para evitar que parem de funcionar.
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