Fãs da série “Black Mirror” certamente se lembram do episódio “The Entire History of You”, em que um grupo de amigos debate sobre o uso de um dispositivo implantado atrás da orelha que grava e repete tudo o que eles veem e ouvem.
A história toma rumos bastante assustadores e nos faz refletir sobre privacidade, confiança e comportamento humano em geral. Se você considerou o episódio impactante, prepare-se: algo bastante similar já existe na vida real.
Recentemente, uma startup norte-americana anunciou o lançamento de uma lente de contato inteligente de realidade aumentada que conta com um monitor embutido que pode ser ativado com o olhar.
Batizada de Mojo Lens, o dispositivo possui um display embutido no canto da lente que o usuário pode ativar a qualquer momento. Segundo a empresa desenvolvedora, a ideia é reduzir nossa dependência de telas de smartphones e tablets basicamente implementando uma em nossos olhos.
Como funciona a lente “Black Mirror”
Com a Mojo Lens, os usuários que recebem uma mensagem não precisarão tirar o telefone do bolso para a leitura. Basta olhar no canto da visão da lente para que a mensagem apareça.
A lente também está conectada à internet, o que significa que os usuários podem obter acesso quase instantâneo a informações como, por exemplo, a localização de estabelecimentos próximos.
A lente é colocada na córnea, como uma lente de contato tradicional, e o usuário recebe energia através de um dispositivo portátil no pulso. A versão comercializada, no entanto, pode ser compatível com um smartphone.
De acordo com informações fornecidas pela startup ao jornal Daily Mail, o produto ainda poderá ajudar pessoas com deficiência visual. Quanto a possíveis preocupações relacionadas à segurança, a empresa afirma que está construindo uma plataforma própria para que dados dos usuários permaneçam seguros e privados.
Inovações tecnológicas
- Celular com tela dobrável começa a ser vendido no Brasil por mais de R$ 8 mil
- Depois do robô aspirador, conheça o robô que lava o chão e passa pano sozinho
- Nova bateria promete até 5 dias sem recarregar celular: conheça a tecnologia