Magic Leap: eis a startup mais secreta do mundo. Com um fascinante conceito de realidade aumentada (conhecida como “realidade mista”), a startup faz com que imagens projetadas em 3D (monstros, pessoas e objetos) interajam com gestos e ações humanas, sem a necessidade de usar óculos ou dispositivos especiais.
A startup mantém o sigilo absoluto de seus projetos ambiciosos e poucas informações são divulgadas. Muitos, inclusive, nunca sequer ouviram falar da empresa que fica localizada na Flórida (EUA), mas o pouco que se sabe dela chega a ser impressionante: Google e empresas de capital de risco, como Andreessen Horowitz e Kleiner Perkins, já investiram mais de R$ 3 bilhões na Magic Leap. Só a Alibaba apostou R$ 1,5 bilhão na startup.
Enquanto isso, a Magic Leap desenvolve e aprimora a interação das pessoas com objetos computadorizados. Um vídeo de 2015, sem nenhum tipo de efeito ou truque de edição, mostra que a realidade aumentada em breve estará mais onipresente em nossas vidas do que o vício em “Pokémon Go”:
Realidade mista: como funciona
“Nossos cérebros têm um processador gráfico, e nós basicamente tentamos clonar o que representa esse sinal”, explicou o CEO da Magic Leap, Rony Abovitz ( foto abaixo). “Nós fazemos uma versão digital de tudo o que vemos e tentamos nos comunicar com esse tipo de processamento do cérebro”.
Todas essas imagens são projetadas diretamente na retina de nossos olhos, fazendo com que cada objeto seja percebido a partir de efeitos neurológicos.
Em outras palavras, é como trazer o universo gráfico para a nossa realidade.
“Posso imaginar andar pela cidade de Nova York com um guia virtual, vendo as imagens dos prédios revelando como eram suas estruturas no passado com a tecnologia”, disse um repórter da MIT Technology Review depois de visitar a startup.
“Eu vi robôs do tamanho de humanos andando pelas paredes de cômodos. Eu poderia atirar neles, com armas poderosas especialmente apropriadas para minhas mãos”, contou um repórter da Wired.
Magic Leap: tecnologia além da realidade virtual
Além de servir para experiências imersivas em entretenimento e, principalmente, games, a realidade mista também pode favorecer o usuário comum que está navegando na internet.
Em uma das poucas amostras de suas invenções, a Magic Leap revelou uma interface em que se pode comprar um tênis, que surge como projeção virtual, para ver se ele cabe no seu pé. É algo que vai além, por exemplo, da experiência que vemos no filme “Minority Report”.
Para isso, a empresa trabalha em um dispositivo parecido com óculos de realidade virtual, como o HoloLens e o falecido Google Glass.
Até onde se sabe, a Magic Leap, que já registrou mais de 150 patentes nos Estados Unidos, deve desenvolver um sistema operacional próprio, ainda sem data divulgada para uma versão beta que sirva de teste para o grande público.
Enquanto empresas como Microsoft (com o HoloLens), Samsung (com o Gear VR) e a Sony (com o PlayStation VR) estão competindo no mercado de realidade virtual, a Magic Leap opera secretamente a um passo além. Será que estamos preparados?
Realidade virtual em nossas vidas
- Como é jogar em realidade virtual? Testamos e contamos tudo
- 5 detalhes que você precisa saber sobre o Oculus Rift, do Facebook
- Usuários assistiram pornografia em realidade virtual e contam como foi