Quem realmente inventou a internet?

Já imaginou sua vida sem internet? Nós amamos a internet, precisamos dela e vivemos nela todos os dias. Essa grande invenção entrou sorrateiramente em nosso cotidiano e se converteu em uma grande ferramenta para nós, seja pra trabalhar, estudar, pesquisar, interagir com outras pessoas ou simplesmente se entreter.

Por todos esses motivos, a pergunta sobre quem inventou a internet é muito comum e recorrente. 

A invenção da internet

A internet não foi invenção de uma pessoa só, pelo menos não a internet que conhecemos e utilizamos hoje em dia. Diferentes personalidades trabalharam e têm trabalhado na ideia, no desenvolvimento e nas melhorias de um complexo sistema global. Comecemos por descrever brevemente o que é a internet em termos bem simples e depois conheceremos algumas dessas personalidades. Neste preciso momento, uma grande quantidade de informações  é exibida e transportada para seu computador através da internet. Ela é composta por duas partes essenciais: um software e um hardware. Um permite as conexões físicas que facilitam o contato (hardware), ex: cabos, servidores, etc. O Outro permite a codificação e decodificação da informação (software), ex: programas, navegadores, etc.  

Tudo isso funciona de forma tal que constitui um imenso sistema conjunto e descentralizado de redes de comunicação interconectadas que, mediante protocolos TCP/IP, possibilita seu funcionamento como uma rede lógica que abarca todo o mundo, conectando milhões de computadores a nível global. A tudo isso damos o nome de internet.

Quem inventou a internet?

Agora passemos aos protagonistas de tudo isso. Lá em cima mencionamos que várias pessoas participaram da invenção e que não há um único responsável pela criação da internet, no entanto, existem certos nomes mais importantes que outros.

Voltemos à década de 30, quando o informático belga Paul Otlet imaginou e escreveu sobre uma biblioteca radial que poderia se conectar a telespectadores de todas as partes do mundo mediante ondas de rádio e sinais telefônicos, assim como mensagens de todo o tipo poderiam ser comunicadas às pessoas e haveria o compartilhamento de informações a longas distâncias. Paul é mencionado como um visionário que idealizou a internet, porém não fez algo realmente tangível para torná-la real.

No começo, a internet foi uma ideia de modo geral atribuída ao norte-americano Leionar Kleinrock, engenheiro, cientista da computação e professor de Ciências da computação na UCLA, que a menciona no artigo Fluxo de Informação em Grandes Redes de Comunicação em maio de 1961. Um ano mais tarde, em 1962, J.C.R. Licklider, tecnólogo norte-americano, junto à contribuição de outro tecnólogo de seu país, chamado Robert W. Taylor, deu sua visão acerca de uma possível rede galáctica. Esses três nomes que citamos formularam a primeira ideia do que seria a rede, que mais tarde se transformou em ARPANET.  

( Leonard Kleinrock  e o primeiro IMP)

A internet que conhecemos hoje começou a se desenvolver na década de 60 e no verão de 1968, o chamado grupo de Trabalho da Rede (Network Working Group) se reuniu pela primeira vez. A reunião foi presidida por Elmer Shapiro com membros da SRI (Stanford Research Institute), entre os quais é importante destacar nomes como os de Steve Carr, Steve Crocker, Jeff Rulifson e Ron Stoughton; se buscou solucionar problemas relacionados com a obtenção de hosts que se comunicassem entre si.

Desse modo, em 1968 foi publicado o estudo dos parâmetros do projeto da rede informática e, com esses trabalhos, juntamente com a contribuição de Paul Baran, Thomas Marill e seus colegas; Lawrence Roberts e Barry Wessler criaram a versão final do  Processador de Interface de Mensagens (IMP) que imediatamente foi projetado e construída pela BBN Technologies. Com as ferramentas necessárias, as ideias de Kleinrock, Licklider, Robert W. Taylor e seus colegas foram materializadas rapidamente.

Com o trabalho de numerosos pesquisadores do Departamento de Defesa dos Estados Unidos foi desenvolvida a ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network), A base do que foi a internet até 1990. A rede foi se desenvolvendo e melhorando constantemente durante décadas. Os nomes mais importantes nesses termos são os de Leonar Kleinrock, que inventou a chamada comutação de pacotes (tecnologia básica da internet), Robert Kahn e Vinton Cerf que inventaram o protocolo TCP/IP na década de 1970; Lawrecen G. Roberts; Ray Tomlinson, que introduziu as mensagens eletrônicas por rede e Tim Berners-Lee que em 1990 desenvolveu a linguagem HTML e o sistema WWW.

Estes são alguns dos nomes dos considerados “pais da internet”. Conhece algum outro nome importante?