Truque no seu navegador ajuda a confirmar se preço na Black Friday está mais baixo

Quando a Black Friday chegou ao Brasil, em 2010, ganhou um apelido que acabou denegrindo sua imagem: “black fraude”. Acontece que, de lá pra cá, muita coisa mudou. O Procon, por exemplo, entendeu que alguns sites se aproveitavam da promoção para aplicar golpes e divulgou uma lista com os endereços onlines que definitivamente não são confiáveis. Agora, uma outra novidade também promete defender o consumidor de possíveis fraudes: uma extensão criada para o navegador Google Chrome promete ser o melhor ‘conselheiro’ ao avaliar os produtos que você pretende comprar durante a Black Friday, que acontece amanhã, 25 de novembro.

Desenvolvido pelo site Tecnoblog, o Assistente de Compras realiza um teste automático de cupons de desconto, histórico de preços e ofertas relacionadas ao produto que você pretende comprar. Abaixo, entenda melhor como funciona.

Extensão ‘Assistente de compras’

Após instalar o programa, será criado um ícone na parte superior direita do seu navegador. Detalhe: a extensão só pode ser instalada no Chrome.

Ao navegar no site de compras e selecionar um produto, um alerta é emitido. A extensão tem uma base de dados dos produtos – e é a partir dessa base que faz a avaliação.

Quando um produto é muito caro, por exemplo, surge uma faixa vermelha no topo da tela, com informações de onde o mesmo produto pode ser encontrado com preço menor. Quando o site identifica um preço confiável, uma faixa verde aparece.

Para verificar detalhadamente, basta selecionar uma pequena figura com o gráfico, que fica no canto esquerdo da faixa. Em seguida, aparecerá um comparativo indicando o quanto esse preço subiu ou desceu em determinado período.

Como funciona a extensão do Chrome?

Apesar de ser uma solução atrativa, a extensão precisa de um volume de dados mais robusto para realmente atender às expectativas de quem quer comprar produtos mais baratos.

Em comparação com uma extensão com função semelhante da empresa de antivírus Avast, o SafePrice, o Assistente de Compras é menos eficaz.

Usando um mesmo produto como exemplo, o SafePrice identificou uma loja com preço mais barato – algo que passou batido pela extensão do Tecnoblog, que afirmou ser “o melhor preço já registrado em nossa base de dados”. Veja:

Cupom de desconto

Entretanto, essa extensão tem uma vantagem: aplica para o usuário um cupom de desconto, se ele existir, por meio da função “Testador de Cupons”, ativada no processo de finalização da compra.

“O Assistente apenas coleta esses cupons e testa no carrinho automaticamente”, diz o texto descritivo da extensão.

Mais de 12 mil pessoas já instalaram a ferramenta, segundo dados do Chrome Web Store.

Black Friday e a desconfiança ao comprar