11 MICOS que todo convidado já pagou em casamentos – e que você não deve repetir

por | jun 30, 2016 | Comportamento

Por mais que os noivos tenham cuidado com muita dedicação de cada detalhe do casamento, o sucesso da cerimônia e da festa depende também dos convidados. Por isso, atente-se para tudo  o que não fazer em um casamento. E, caso você seja o anfitrião, certifique-se de compartilhar essa lista de forma discreta e elegante com seus convidados.

Veja também:
14 dicas verdadeiramente úteis para fazer um casamento elegante sem gastar muito
10 dicas simples para emagrecer até o casamento
9 extravagâncias do casamento de Bela Gil de cair o queixo

Regras de etiqueta para casamento: o que não fazer

Não vá de branco

Exceto que esteja expressamente solicitado no convite, evite o branco e os tons muito claros. Deixe o destaque da noite com a noiva, que provavelmente estará vestida com a cor. De acordo com a cerimonialista especialista em casamentos Janaína Marttos, as exceções geralmente só acontecem quando o casamento é na praia, com o pé na areia. Mas, ainda assim ela recomenda não arriscar caso a indicação do traje não peça.

Não seja madrinha usando preto

Segundo a especialista, no Brasil a cor simboliza o luto, momento que traz sensações opostas à de um casamento. Por isso, caso você seja madrinha, evite a cor ou a troque por outras tonalidades escuras, como o azul-marinho ou o vinho.

Economize nos detalhes

Janaína explica que para madrinhas e convidadas não errarem na hora de escolher o modelito, vale sempre lembrar que é o dia da noiva, e apenas dela, aparecer. Por isso, evite babados, rendas, brilhos e bordados exagerados.

Não se atrase 

Se a cerimônia está marcada para às 20h, o ideal é que pais e padrinhos cheguem 30 minutos antes, tempo suficiente para que a ordem de entrada seja organizada. Já os convidados, com 15 minutos de antecedência, conseguem se acomodar na igreja com tranquilidade.

Confirme presença e não fure

Na maior parte dos casamentos o convite vem acompanhado do pedido de confirmação de presença. Ele serve para que os fornecedores possam se organizar com quantidade de comida, bebida e lembrancinha e acomodação. Por isso, caso você pretenda ir ao casamento, confirme presença – e não mude de ideia e nem o transfira. “O convite é intransferível. Os noivos podem ficar constrangidos ao veremalguém que não foi convidado no lugar de outra pessoa”, comenta.

Não boicote a igreja

Mesmo que a cerimônia religiosa não seja a mesma da sua religião, não vá direto à festa. Se os noivos enviaram os convites juntos, é porque esperam que seus convidados queridos acompanhem e respeitem esse momento de celebração antes da comemoração.

Não chegue com o presente na festa

De acordo com Janaína, atualmente grande parte das listas de presentes já são entregues no endereço deixado pelos noivos ou ainda retiradas por eles na loja escolhida. Mas, se a sua opção for por outra loja ou tipo de presente, certifique-se de enviá-lo dias antes da cerimônia por correio ou entregá-lo na casa de familiares próximos.

Não se esqueça dos seus filhos

Crianças se comportam diferentemente de adultos e essa diferença precisa ser respeita, mas, nem por isso elas precisam necessariamente ficar em casa. Janaína recomenda, nestes casos, que os pais apenas fiquem observando a atitude dos filhos para evitarem quem, sem querer, eles causem acidentes com garçons carregando taças ou outros convidados. Desta forma, todos aproveitam a festa sem incidentes.

Não dê vexame

Muitos noivos querem ver seus convidados aproveitando a festa e, por isso, investem em boas bebidas. A atitude, no entanto, não é uma autorização para beber todas e passar a ser o convidado bêbado que, se não passa mal no banheiro, fica enchendo o saco de todo mundo.

Não leve a decoração como lembrança

Janaína diz que pode parecer estranho, mas muitos convidados saem das festas com vasos de flores, arranjos de cristais, bandejas ou talheres. O prejuízo, nestes casos, acaba sendo dos noivos, que precisam pagar aos fornecedores os itens furtados.

Não esconda doces em bolsos e bolsas

Sair com um docinho ou outro na mão, de acordo com a cerimonialista, está liberado. Escolher uma bolsa maior já pensando em enchê-la no fim da festa, contudo, não é o ideal e pode ficar feio.