Ficar na casa da avó e passear com a tia estão na lista de programas em família que as crianças adoram e que costumam ser sinônimo de aprendizado e diversão.
Leia também
5 frases que você deve dizer aos filhos todos os dias
5 hábitos de solteira que você deve manter depois do casamento
5 frases que os pais jamais deveriam dizer aos filhos
Segundo a psicóloga e analista de comportamento Dra. Letícia Guedes, da Clínica Vivencialle, o contato com as tias tem o poder de renovar a sensação de conforto da criança e do adolescente. “Além de ser uma pessoa que a criança confia, a tia é um apoio para os pais. Ela é como uma segunda mãe”, afirma ela.
Veja na galeria de fotos cinco coisas que só quem é tia pode aproveitar e quais os benefícios dessa convivência para as crianças:

Diversão
Na maioria das vezes as tias deixam a criança escolher o passeio, o que deixa o encontro ainda mais divertido para os pequenos. Além disso, as tias não carregam tanto o peso da responsabilidade, o que faz com que o programa tenha menos regras e rotina, e estão sempre prontas para acampar no quintal ou ir ao parque.

Conselhos
O receio de compartilhar informações pessoais com os pais transforma as tias em grandes conselheiras dos sobrinhos. “As crianças e adolescentes gostam de dividir as coisas com as tias mais próximas porque sentem que não vão ser criticadas ou julgadas, o que torna a tia peça-chave em algumas situações”, afirma Letícia.

Educação
Apesar de não carregarem esse peso, as tias também costumam direcionar e educar as crianças, sem que isso pareça uma ordem ou imposição, como acontece com os pais. De acordo com a psicóloga, isso ajuda muito no desenvolvimento da educação dos sobrinhos.

Corujice
Ainda segundo Letícia, as tias costumam não poupar esforços para ver a criança sorrindo e para garantir qualidade de vida para ela. “A criança já cresce sabendo quem são as pessoas que podem resguardar e auxiliá-lo quando ele sentir necessidade”, completa. Contudo, a corujice, apesar de inevitável, não pode interferir na educação das crianças. Na hora da bronca dos pais, a tia não deve interceder.

Datas comemorativas
As datas comemorativas são também são momentos de inesquecível diversão para as tias. Presentear, brincar e mimar os sobrinhos nessas ocasiões fortalece ainda mais os laços afetivos. “Além disso, elas estarem sempre presentes nesses momentos reforça para a criança a importância da família”, completa a psicóloga.