O começo de ano costuma ser bastante complicado para mães e pais. Além de férias, matrícula do colégio e vários gastos extras, ainda surge a lista de material escolar. Infelizmente, não dá para fugir dela, mas seguindo algumas dicas você consegue economizar um bom dinheiro e evitar que livros e cadernos se transformem em um buraco no orçamento.
Leia também:
Como escolher a escola? Especialista diz quais devem ser as principais considerações
Como reorganizar a rotina para a volta às aulas
Meu filho não quer voltar à escola: 6 dicas para ajudar na readaptação
Como economizar no material escolar
Reaproveite. O primeiro passo ao receber a lista é fazer uma busca em casa para encontrar os materiais que podem ser reutilizados. Régua, compasso, transferidor, estojo e lápis de cor são alguns dos itens que costumam durar mais de um ano letivo. Risque-os da lista e só depois vá às compras.
Personalize. Sabe aquele caderno que seu filho usou apenas metade? Arranque as folhas que estão escritas e use de novo este ano. Para deixá-lo com cara de novo, faça uma capa com montagens de fotos, adesivos ou imagens impressas e finalize com papel contact. A mesma dica vale para o caderno de capa simples que era muito mais barato do que a versão que tinha o personagem do desenho favorito dele.

Peça emprestado. Não tenha vergonha que pedir para mães de crianças mais velhas o que o seu filho não tem, principalmente livros didáticos. Eles costumam ser os itens mais caros da lista e conseguir pelo menos dois ou três pode ser um grande alívio. Depois, é só apagar as anotações e encapar direitinho.
Converse com seu filho. Explicar ao pequeno o valor do dinheiro é fundamental para que ele entenda que não pode comprar tudo o que deseja. Vale dizer que você tem um valor exato para gastar e que ele precisa estabelecer prioridades. Se quiser a mochila cara, não vai sobrar dinheiro para as canetinhas e lápis de cor. Além disso, é importante ensiná-lo a cuidar do próprio material para que dure o maior tempo possível.

Compre com consciência. Analise e veja o que é realmente necessário. Ao invés de comprar um caderno para cada matéria, leve um grande que sirva para várias. Se ele não for usar todas as canetas de uma vez, não tem por que comprá-las agora. Negocie com a escola e entregue alguns materiais ao longo do ano, afinal, 500 folhas sulfites não serão usadas no primeiro mês de aula.
Pesquise, principalmente pela internet. Pesquisar preços é a forma mais eficiente de economizar dinheiro. O mesmo material pode variar mais de 200% de um lugar para o outro, por isso, é importante não ter preguiça. A internet é uma ferramenta valiosa, já que traz diversas opções em apenas um clique.
Na loja virtual da Staples, por exemplo, você pode ter até 15% de desconto em toda a linha de material escolar. Para conseguir, basta comprar produtos das marcas Sucrilhos, Froot Loops e Corn Flakes, pegar o código promocional que vem dentro da embalagem e inserir no campo indicado. Depois é só fazer as compras – mas sem deixar de lado as dicas anteriores para aproveitar muito bem o desconto.