Cleo Pires passou boa parte de sua vida sendo rotulada como um símbolo sexual. A imagem da atriz foi construída de forma sexualizada desde sua primeira atuação na novela “América”, onde ela era a “ninfeta” Lurdinha, apaixonada pelo pai de Raíssa (Mariana Ximenes), o tio Glauco, interpretado por Edson Celulari.
Esse é um dos motivos pelos quais Cleo sempre sofreu muita pressão estética. Quando surgiu com o corpo diferente do que as pessoas estavam acostumadas – por ter engordado 20 quilos devido à compulsão alimentar -, teve que enfrentar uma série de críticas e comentários maldosos.
Recentemente, em entrevista ao “Fantástico”, Cleo falou abertamente sobre a compulsão alimentar e o preconceito que vem sofrendo desde que engordou. Vítima de “body shaming”, que tem na gordofobia uma de suas manifestações, ela explicou como essa pressão influenciou ainda mais na maneira compulsiva de se alimentar.
Cleo fala sobre compulsão e outros distúrbios alimentares
https://www.instagram.com/p/B3IS7qvn1kv/?lite=1
Refém dos padrões estéticos impostos pela sociedade, assim como muitas mulheres, Cleo Pires já maltratou e até colocou em risco o próprio corpo para se manter magra.
Durante a entrevista para o “Fantástico”, ela confessou já ter tomado remédios que desencadearam depressão e ter sofrido bulimia quando morou fora do país.
Após todos esses sacrifícios para se “encaixar nos padrões”, Cleo Pires desenvolveu compulsão alimentar e, de repente, se viu com 20 quilos a mais.
Em tratamento para “fazer as pazes com a alimentação”, já que é a compulsão alimentar é um distúrbio que deve ser acompanhado por especialistas, a atriz reconhece e alerta que durante a compulsão “você não está comendo de uma forma saudável para o seu corpo, para você. Você está se machucando”.
Mas, como ela mesma disse, esses 20 quilos a mais, independente da maneira como foram adquiridos, fizeram com que sua aparência mudasse, só que essa transformação não foi bem aceita por parte do público e até mesmo pelos fãs da atriz, que virou alvo de comentários preconceituosos.
Além disso, sua “beleza natural” também foi colocada à prova, quando as pessoas começaram a acusar Cleo de ter feito plásticas e preenchimentos, que a deixaram deformada.
https://www.instagram.com/p/B1uBRWRnERW/?lite=1
Tais comentários, que configuram “body shaming”, piorou ainda mais o quadro da atriz.
O que é “body shaming” e como isso afeta Cleo?
O “ body shaming”, que em português significa algo como “envergonhar pelo corpo”, é um tipo de bullying que se manifesta por ofensas a pessoas por aspectos de seus corpos e faz com que elas sintam vergonha de si mesmas, exatamente o que aconteceu com Cleo depois que ela engordou. A gordofobia é um tipo de body shaming.
Mesmo quando a atriz assumiu seu corpo e tentou falar de maneira natural e positiva sobre o ganho de peso, recebeu um bocado de comentários criticando sua aparência, o que no começo, mexeu ainda mais com seu psicológico.
O modo como as pessoas viam e distorciam a imagem de Cleo, fez com que ela ficasse com vergonha de sair às ruas e até pensasse que sua aparência fazia mal aos outros.
“Eu morria de vergonha, eu tinha medo de sair, vergonha de aparecer nos lugares porque parecia que eu estava fazendo um mal às pessoas”.
A maneira como os outros chamaram a atenção para a mudança do corpo de Cleo fez com que ela ficasse com vergonha da própria aparência.
Além disso, tais comentários e insinuações também pioraram seu quadro compulsivo: “Você fica mais compulsiva ainda, você come mais ainda. Daí você entra num rolo compressor de controle mínimo das suas emoções, das suas atitudes, parece um pesadelo!”.
Cleo também deixou claro, que não é porque ela é uma pessoa pública, com muitos fãs e fama, que esses comentários não a atingiram de maneira dolorosa.
https://www.instagram.com/p/Bxa54PwAA-f/?lite=1
“Dói, né? Dói! Eu não estou imune a esse tipo de coisa. Eu não conheço alguém que não se importa quando tem uma enxurrada de gente falando de você, dando opinião sobre a sua vida, sem nem saber quem você é de verdade”.
Satisfação com o corpo: como Cleo se sente?
Cleo disse que está tratando a compulsão e que é grata pelo conhecimento e pela rede de apoio que tem em volta dela.
Hoje, ela tenta conscientizar as pessoas sobre essa pressão estética e, de vez em quando, resolve usar o humor para responder às críticas.
No fim da entrevista, ela foi questionada sobre a satisfação com o próprio corpo e disse que não está satisfeita agora e nem quando era magra.
“Não, mas eu nunca tô. Tem que estar o tempo inteiro satisfeita com tudo? Que loucura, gente! A vida é imperfeita e está tudo bem”.