null: nullpx
felicidade-Mulher

Ciência prova: ter esperança faz com que você seja feliz e satisfeito com o que já tem

Publicado 21 Dez 2020 – 11:05 AM EST | Atualizado 21 Dez 2020 – 11:05 AM EST
Reações
Compartilhar

Em algum momento da vida, você pode ter experimentado o sentimento de infelicidade e insatisfação com a própria sorte e chegou a acreditar que sua situação é pior do que a de muitas outras pessoas ao redor.

Esse tipo de comparação com a vida alheia foi chamado de “privação relativa” por pesquisadores da Universidade de East Anglia, da Inglaterra, que ainda decidiram investigar como o fenômeno pode estar relacionado a comportamentos de risco. Os dados do levantamento foram divulgados no dia 16 de dezembro de 2020.

De acordo com os estudiosos, a privação relativa pode desencadear emoções negativas como raiva e ressentimento e tem sido associada a estratégias de enfrentamento inadequadas, como correr riscos, beber em excesso, usar drogas ou se viciar em jogos.

O próximo passo foi tentar entender por que apenas algumas pessoas experimentam essa tendência para comportamentos escapistas e de risco, enquanto outras não. Foi descoberto então que a resposta está na esperança.

Ter esperança faz com que você seja mais feliz

Para chegar à conclusão, os pesquisadores realizaram experimentos que totalizaram 177 voluntários, que foram questionados sobre o sentimento de privação relativa e felicidade pessoal.

Foram avaliadas as pessoas que pontuaram alto em privação relativa (aquelas que achavam que sua situação na vida era pior do que a dos outros), assim como aquelas que também pontuaram alto no quesito esperança.

Foi possível observar que os participantes do estudo que pontuaram alto em esperança eram muito menos propensos a se envolver em comportamentos de riscos do que aqueles não cultivavam o sentimento.

Ter esperança no futuro, mesmo diante da adversidade, pode ser vantajoso e fazer com que você seja mais feliz e satisfeito com aquilo que você já tem, concluiu o trabalho científico.

Como ser mais feliz

Reações
Compartilhar
RELACIONADO:felicidade-Mulher

Mais conteúdo de interesse