null: nullpx
felicidade-Mulher

Instrutora que usa Ciência para ajudar pessoas a serem felizes dá 4 dicas úteis para todos

Publicado 13 Ago 2020 – 02:57 PM EDT | Atualizado 13 Ago 2020 – 03:02 PM EDT
Reações
Compartilhar

Como ser feliz é uma dúvida comum, mas as respostas não são tão óbvias. Contudo, há alguns caminhos que podem ajudar a guiar essa busca, conforme indica a Instrutora de Bem Viver Nanda Tavares, especialista em Neurociência Cognitiva Comportamental e meditação.

Segundo ela, que inclusive ministra cursos onde ajuda pessoas a serem felizes através da Ciência, há quatro dicas que podem ajudar qualquer um que esteja se sentindo vazio.

Por que as pessoas se sentem vazias?

Se sentir sozinha mesmo estando acompanhada; sentir que falta alguma coisa mesmo tendo tudo; ou ainda não se sentir feliz em uma relação mesmo estando ao lado de uma pessoa maravilhosa. Esses são alguns sinais do que a instrutora chama de "vazio emocional".

"Talvez o seu parceiro seja perfeito e maravilhoso, mas a sua relação não esteja sendo perfeita e maravilhosa para você. Pode ser também que você tenha tudo, mas talvez esse tudo não seja nada do que você realmente quer ou gosta, e o que provavelmente esta te faltando é se conhecer de verdade e fazer por você, e não pelos outros", afirma Nanda.

Por isso, a profissional alerta sobre o que está por trás desse sentimento: "Nós não nos conhecemos bem".

E todo esse vazio pode desencadear ansiedade, depressão, culpa e vergonha.

Nanda enfrentou os mesmos problemas e garante que não foi fácil chegar à felicidade. Porém, conseguiu. "Aprendi a me observar, a me conhecer e entender o que de fato é valioso pra mim".

Dicas para ser feliz: 4 conselhos podem ajudar

1. Gentilmente reconheça o vazio

Se você está vivendo um vazio que é parecido com um buraco no peito, reconheça isso e seja gentil com você mesmo. Não se surpreenda por se sentir assim. Não tente descartar ou mudar seus sentimentos. Uma sugestão é conversar consigo mesmo com compaixão. Por exemplo, você pode dizer: “É difícil se sentir tão solitário” ou “você precisa se sentir mais amado, mas não pelos outros e sim por você mesmo”.

2. Fique um tempo consigo mesmo todos os dias

Em vez de tentar preencher o vazio com drogas, álcool, TV, jogos de computador ou qualquer outra coisa, olhe para dentro e passe tempo consigo mesmo. Explore os seus próprios desejos, medos, esperanças e sonhos. Isso ajuda você a criar mais significado para a sua vida diária e o seu futuro. Como diferentes atividades funcionam para pessoas diferentes, você pode descobrir que a meditação, a escrita ou o exercício físico ajudam você a se concentrar novamente.

3. Explore seus sentimentos atuais

Pare por cinco minutos e perceba o que você está sentindo, anote. Você pode escrever “entediado” ou “distraído” ou “ansioso”. À medida que você pratica intervalos curtos de permissão de sentimentos, você gradualmente amplia sua janela de percepção sobre o que realmente acontece. E se você perceber o que sente, e entender qual sentimento você precisa ter pra sobrepor a este para se sentir melhor, dá uma forçadinha e tente sentir isso de verdade do fundo do seu coração.

4. Explore seus sentimentos de vazio

Podemos fazer isso enquanto escrevemos, passeamos ou meditamos, por exemplo. Tome alguns minutos para explorar seu vazio, observa-lo, se questionar sobre ele e fazer algumas perguntas como: "Eu tenho me julgado ou me comparado a outros?"; "Eu digo a mim mesmo coisas positivas?"; "Eu costumo notar meus defeitos ou me xingar mentalmente?", "Meus sentimentos estão sendo considerados em meus relacionamentos ou estou minimizando o que estou sentindo?". Faça isso sempre com muita compaixão com você mesmo...não se culpe, não se julgue, não se maltrate. Você fez isso até agora...vamos tentar aqui fazer diferente.

Jornada para a felicidade

Pensando em ajudar mais profundamente quem quiser abandonar esse vazio interior, Nanda criou o curso gratuito " Jornada para a Felicidade". Com conteúdo 100% online, o curso dura 7 dias e permite que os participantes mergulhem dentro de si mesmos para descobrir os motivos pelos quais se sentem infelizes.

Quem entrar no curso poderá ressignificar esses pensamentos negativos e sabotadores para ter uma vida plena e leve.

O próximo curso se inicia em 14 de agosto e você pode se inscrever clicando aqui. Mas também pode acompanhar a Escola de Viver Bem no Instagram para ficar por dentro de todos os cursos oferecidos por eles.

"Todos somos dignos de viver uma vida plena e significativa. É como eu sempre digo: Felicidade é para todos!", conclui Nanda.

Reações
Compartilhar
RELACIONADO:felicidade-Mulher

Mais conteúdo de interesse