Claudia Raia fez reflexão poderosa sobre o que sua gravidez significa para mulheres da idade dela

Grávida de seu terceiro filho aos 55 anos, Claudia Raia desafiou, segundo médicos, as probabilidades calculadas pela ciência. Quando engravidou, a atriz já estava na menopausa – e ao narrar recentemente a forma como descobriu a gestação, ela fez comentários bonitos e importantes sobre os julgamentos que recaem sobre mulheres após os 50, bem como o que sua gravidez representa para elas.

Claudia Raia provoca reflexão ao falar da gravidez

Famosa desde jovem, Claudia Raia amadureceu diante do público, mas nunca aceitou entrar nas “caixinhas” em que mulheres são colocadas com o envelhecimento. Contrariando estes estereótipos, ela sua a camisa na academia, se casou após os 50 anos, usa roupas curtas, posa nua e dispensa procedimentos estéticos drásticos no rosto – e, agora que está grávida pela terceira vez, tem trazido à tona uma discussão importante.

https://www.instagram.com/p/CjLzGLyLL2o/

Em conversa recente com a apresentadora Ana Maria Braga no “Mais Você” (Rede Globo), por exemplo, Claudia Raia pontuou que, além das pressões sofridas pelas mulheres ao longo da vida, o momento da menopausa pode trazer julgamentos ainda mais difíceis devido à relação desta fase da vida com a aproximação do fim dela.

“Quando a gente chega aos 50 anos, tudo é pouquinho, meio curto… ‘Ah, mas eu já estou aqui, com 55 anos, então, não vou durar tanto’. A gente foi criada para pensar assim”, disse a atriz, elogiando a anfitriã do café da manhã. “Você, aliás, é uma mulher fora da curva, pois sua geração é totalmente ao contrário disso, do que você faz”, pontuou.

https://www.instagram.com/p/CjJVqGWMWWA/

Em seguida, Claudia trouxe uma reflexão bonita sobre a diferença entre os outros assumirem que uma mulher perde o “poder” com o passar dos anos e a própria mulher absorver isso como verdade. “A gente vai perdendo a potência porque nos dizem que é hora de perder a potência”, refletiu Claudia.

Durante as entrevistas que deu sobre a gravidez, Claudia nunca deixou de pontuar a raridade que existe em engravidar naturalmente aos 55 anos em plena menopausa, e segundo médicos, não é possível levar a situação como regra. Ainda assim, a forma como ela frisa que muitos limites da idade não são algo inevitável, mas sim algo imposto, traz uma conclusão importante: nunca é tarde para a mulher cuidar de si, sonhar, tirar projetos do papel e transformar a própria vida.

“Acho que, mais do que engravidar, é gerar planos a longo prazo, sabe?”, propôs a atriz.

https://www.instagram.com/p/Ci-fa80LueH/

Mulheres empoderadas