Como parar de gastar dinheiro? 7 frases que detonam sua conta bancária

Você sempre tem uma desculpa para gastar dinheiro? Seja como ferramenta de compensação ou satisfação pessoal, compras descontroladas e sem grande utilidade podem fazer você se enrolar nas dívidas e acabar comprometendo todo o seu orçamento. Confira sete coisas que você provavelmente diz na hora das compras e que estão detonando sua conta bancária.

Leia também:
8 dicas preciosas para nunca mais passar aperto com o cartão de crédito
Educador financeiro dá dicas para o 13º salário não evaporar 
Como economizar dinheiro mudando pequenos hábitos

Como economizar; 7 pensamentos que estão acabando com o seu dinheiro

“Comprar é uma terapia para mim”
De fato, comprar algo que queremos aciona sensações de prazer e satisfação no cérebro que, no entanto, duram pouco e tendem a despertar o sentimento de culpa em seguida, além de, claro, acabar gerando um rombo na conta bancária. Ás vezes, comprar pode ser uma fuga da realidade ou forma de se distrair de outros problemas. Se não conseguir se controlar sozinha, procure ajuda profissional.

“Eu preciso desse sapato”
Precisar e querer são necessidades muito diferentes e acredite: você não precisa, de fato, de uma roupa ou sapato. Se você deseja comprar, planeje-se e pense no gasto – se já estiver muito endividada, deixe para fazer a aquisição em outra oportunidade.

“Vou parcelar e depois pago”
Para quem não tem controle sobre os gastos, o cartão de crédito pode ser um grande inimigo. O pensamento de que você não precisará lidar com a dívida agora pode acabar virando uma bola de neve e, quando você perceber, estará enrolada em contas e juros. Para evitar o problema, quanto menos cartões você tiver melhor. Além disso, estabeleça um limite razoável, que não comprometa toda a sua renda.

“Trabalho muito, mereço me dar um presente”
Nada de errado fazer pequenos agrados a si mesma vez ou outra, afinal, você batalhou para ganhar o dinheiro. No entanto, essa “desculpa” pode acabar saindo do controle e, quando você se dá conta, acabou gastando tudo o que trabalhou tanto para ganhar. Antes de comprar algo, pense na necessidade real de ter esse item. Guardar dinheiro para investir algo maior também é uma forma de recompensar seu esforço.

“Todo mundo tem isso”
Frequentemente, lançamentos do mercado viram febre entre os consumidores e todos pensam que precisam ter o novo item para se sentirem parte de um grupo. Se você se deixa levar por esse sentimento na hora de ir às compras, saiba que pode estar comprometendo seu dinheiro com algo que pode nem trazer tanta satisfação pessoal. Se quiser comprar, planeje-se e pense no peso dessa aquisição no seu orçamento. Enrolar-se por um status material tão pequeno pode não ser uma boa escolha.

“Essa marca é muito melhor do que aquela outra”
É normal preferir e confiar em certas marcas, mas cuidado para não se deixar levar apenas pelo nome ou status e acabar pagando muito mais do que pode por isso. Para quem está precisando economizar, substituir algumas marcas por outras mais baratas é uma boa opção para não encarar mudanças tão drásticas.

“Vou comprar porque está em liquidação”
Comprar algo que você não precisa por um preço baixo também sai caro e a compra por impulso pode acabar detonando sua renda. Antes de entrar na loja só porque está em liquidação, procure pensar se você tem dinheiro disponível para comprar e se o produto será realmente útil.