Como terminar o namoro: 6 passos para te ajudar nessa tarefa delicada

por | nov 7, 2016 | Comportamento

Desinteresse, sensação de que a paixão esgotou e até mesmo certa irritação podem ser sinais de alerta de que o atual relacionamento amoroso precisa chegar ao fim. Mas como terminar o namoro sem magoar muito a outra pessoa? A tarefa é bastante delicada, especialmente se existe amizade e cumplicidade na relação, e precisa ser realizada com muita delicadeza.

6 passos para terminar um namoro

Passo 1: esteja certo e seguro de sua decisão para não sucumbir a lágrimas, cenas dramáticas e até mesmo chantagens emocionais que acabam piorando a situação e podem até comprometer a felicidade de ambos. Se você sente que quer se separar, seja firme e não dê margens para dúvidas.

ShutterStock

Passo 2: mantenha-se distante e ausente por alguns dias antes de conversar sobre o fim do namoro. O fato vai ajudar a refletir melhor e um pouco mais friamente sobre a situação e pode até fazer com que o outro fique mais preparado ao sentir que existe algo estranho no relacionamento.

Passo 3: pode parecer um conselho banal e tolo, mas é essencial que você termine o namoro pessoalmente e jamais anuncie o fim da relação através de telefonemas, e-mail ou mensagens. Seja justo e íntegro com a outra pessoa e mostre respeito, encarando o problema de frente.

Passo 4: vá preparado para a conversa que irá colocar um ponto final na relação. Pense bem antes em tudo o que vai dizer e até procure ter resposta para perguntas que o outro poderá fazer. Se mostrar confuso e indeciso no momento pode dificultar ainda mais a situação.

ShutterStock

Passo 5: seja bastante claro sobre seu desejo de colocar um ponto final no relacionamento e explique suas razões. Dizer que só precisa de “um tempo” e dar a entender que um dia vocês podem reatar quando, na verdade, não pensa em uma segunda chance, faz com que o término seja ainda mais difícil e pode dar margens a falsas esperanças.

Passo 6: se você tomou a iniciativa de terminar a relação, seja honesto e ajude o outro a processar o fato e lidar com os sentimentos. Não fique telefonando ou mandando mensagens nos dias posteriores ou tente marcar encontros para “melhorar” a situação. Manter a distância é a melhor coisa que tem a fazer e vai beneficiar a ambos neste momento tão delicado da vida.

Relacionamentos amorosos