Contra tabu, atriz posa com bombas de tirar leite nos seios e reações são preocupantes

por | dez 19, 2018 | Comportamento

Apesar de mulheres terem vivenciado conquistas expressivas nas últimas décadas, ainda há muito o que se discutir sobre o quanto elas são julgadas pela sociedade em diversos aspectos. A amamentação, por exemplo, ainda é algo que gera polêmica, já que muitos consideram ofensivo uma mãe dar o seio ao próprio filho em público.

Recentemente, esse assunto voltou a ser alvo de críticas, desta vez após a publicação de uma foto da atriz Rachel McAdams pela revista nova-iorquina “Girls. Girls. Girls.”. Conforme contou a fundadora da revista no Instagram do veículo, a atriz foi fotografada por eles seis meses após dar à luz seu primeiro filho – e isso rendeu uma foto que está sendo duramente (e injustamente) criticada.

Amamentação não deve gerar nojo nem é algo erótico

Conforme contou Claire Rothstei, editora da revista, na postagem que fez com a foto, como Rachel ainda estava em um período de amamentação quando fez o ensaio, precisava fazer pausas entre uma foto e outra para tirar leite para alimentar o filho. Segundo ela, a ideia de fotografar um desses momentos foi da própria atriz, mas acabou condizendo com os ideais da revista.

Na publicação, Claire elogia a atriz e caracteriza a amamentação como algo natural e incrível, mas esta definitivamente não é a percepção de diversos internautas que estão fazendo comentários descabidos não apenas sobre a foto de Rachel, mas sobre o ato de amamentar em si.

Shutterstock

Tanto na foto postada pela revista quanto na repostagem feita pelo veículo britânico “Daily Mail”, há internautas que consideram a imagem algo nojento – e alguns chegam a comparar a amamentação a fezes. “Mal posso esperar para que celebridades comecem a defecar em fotos na esperança de gerar publicidade”, diz um usuário da rede social.

O ato também foi colocado no mesmo patamar que exames ginecológicos (“o que vem depois? Exames pélvicos em público?”) e considerado ofensivo (“isso devia ser coberto, ninguém quer ver! Tenha respeito!”), mas falas como estas mostram que sociedade segue constrangendo mulheres por coisas naturais.

Assim como explicado por Claire, Rachel estava tirando leite dos seios durante um trabalho – e esta é a realidade de muitas mulheres que decidem não abandonar a carreira para se dedicar integralmente à maternidade. Fazer esta escolha é um direito das mães, e elas não precisam se sentir envergonhadas por providenciar a alimentação dos filhos (seja onde for).

Shutter Stock

Outro ponto importante é a sexualização dos seios femininos. Muitos consideram o ato de amamentar desrespeitoso pois veem os seios como um órgão sexual, mas, na realidade, eles só são diferentes do que os homens têm pelo tamanho e pela capacidade de alimentar uma criança.

A sexualização desta parte do corpo feminino foi construído pela sociedade, mas é importante lembrar que eles são, antes de mais nada, a nossa primeira fonte de alimento.

Apesar dos muitos comentários negativos, muitas pessoas expressaram gratidão pela postagem, já que é raro ver a amamentação sendo mostrada por mulheres tão famosas (especialmente durante uma sessão de fotos). “É inacreditável e honestamente espantoso pensar que eu nunca havia visto nada perto desse tipo de imagem antes. Amamentar é vida!”, elogiou uma internauta. “Pura perfeição. Representação brilhante de uma mulher e mãe”, disse outra.

Maternidade real