De olho no combustível

Muita gente já passou pela desagradável experiência de abastecer o carro e, alguns quilômetros depois, ter ficado na mão – ou melhor a pé – por causa de algum problema mecânico. Pois é, a adulteração de combustível é uma questão muito séria, que coloca a segurança do motorista em risco e traz danos ao veículo.

A Petrobras Distribuidora, para garantir a qualidade do combustível vendido nos postos de sua rede, criou, em 1996, o Programa ” De Olho no Combustível“, desenvolvido para comprovar a qualidade dos combustíveis comercializados nos Postos Petrobras.

O programa percorre os postos Petrobras com laboratórios móveis, realizando análises de combustíveis em campo. A intenção do “De Olho no Combustível” é ir muito além dos testes na gasolina, óleo diesel e etanol comercializados nos seus postos certificados. A preocupação é também com o treinamento dos responsáveis pelos serviços de armazenagem, recebimento e manuseio dos combustíveis.

Como saber se o posto é certificado?

Após várias visitas do laboratório móvel, os postos que vêm mantendo os requisitos necessários para atestar a qualidade, ganham o certificado. Essa rede é rigorosamente acompanhada para que o consumidor tenha segurança e confiança ao abastecer seu veículo. Para um posto Petrobras ser participante do programa “De Olho no Combustível”, ele precisa atender a requisitos que garantam que o produto que sai das bases de distribuição da Petrobras chegue inalterado ao veículo do consumidor.

Reconhecendo um posto certificado:

Os postos participantes do “De Olho no Combustível” possuem uma flâmula (galhardete) na cobertura das bombas de abastecimento com a identificação do programa. Alguns postos possuem também uma faixa de preço contendo a logomarca do programa. O consumidor pode solicitar também, nos postos, o certificado de qualidade que contém o laudo do técnico responsável pelas análises dos combustíveis comercializados no estabelecimento.

Quando for abastecer, fique de olho na marca “De Olho no Combustível”. Ele é a garantia de que a tecnologia Petrobras está chegando com qualidade no seu carro. A nossa preocupação é a sua segurança.

Um posto certificado deve:

* Estar com todos os produtos especificados, conforme padrões da ANP;

* Não possuir quantidade superior a 3 litros de água em cada um dos tanques de gasolina e diesel;

* Comprovar a origem dos combustíveis comercializados através das três últimas notas fiscais de gasolinas, diesel e etanol; do LMC; e onde aplicável, dos resultados do processo de marcação;

* Apresentar todos os filtros limpos e em perfeito funcionamento;

* Possuir kit completo para testes dos produtos no ato do recebimento do CT, ou quando solicitado pelo consumidor;

* Não comercializar lubrificantes de outras Cias.

Confira a lista dos postos certificados: http://www.petrobras.com.br/localizador

E ainda: conheça mais sobre o programa ” De Olho no Combustível“.