Seja para deixar a relação sexual mais prazerosa, evitar incômodo pela secura vaginal ou facilitar a colocação do coletor menstrual, o lubrificante à base de água é um produto que está na gaveta de quase toda mulher. Apesar dos benefícios, algumas pessoas podem sentir ardência com o produto.
Entenda quando e por que lubrificante pode causar irritação:
Usar lubrificante íntimo faz mal?
De acordo com a ginecologista Bárbara Murayama, do Hospital 9 de Julho, não é normal lubrificante íntimo arder, já que sua fórmula à base de água é próxima à secreção habitual da vagina.
Por que arde?
Sentir incômodo ao passar o produto pode ser fruto de duas situações:
Lesões e infecções vaginais
A especialista explica que a vagina fica mais sensível quando apresenta alguma lesão, fissura ou infecção, como a candidíase, o que pode fazer o lubrificante incomodar.
Alergia ao componente
Embora a maioria das fórmulas seja hipoalergênica, algumas pessoas ainda podem ter hipersensibilidade às substâncias que compõem o produto, manifestando coceira, vermelhidão e outros sintomas nada agradáveis na região genital.
O que fazer?
A médica aconselha lavar a área com água abundante a fim de sanar o incômodo. Se voltar a se repetir, busque um ginecologista para investigar e tratar a causa por trás da ardência.
Lubrificação íntima
- Dúvidas sobre lubrificantes íntimos: tudo o que você queria saber
- Nunca use creme, sabonete ou vaselina como lubrificante: veja o porquê
- Lubrificante de maconha promete superorgasmo