https://www.instagram.com/p/Br6HUXLBAwR/
Fátima Bernardes riscou um feito da listinha de metas para 2019: a jornalista aproveitou o início de um novo ano para vencer o medo de nadar no mar. Por isso, a foto que ela publicou, saindo do água, é o símbolo de uma vitória imensa e um exemplo para todos nós corrermos atrás de nossos objetivos.
Fátima Bernardes aprende a nadar: “Nunca fiz”
https://www.instagram.com/p/BsBQ-h0BgMi/
A vontade de nadar no mar fez com que Fátima Bernardes se preparasse durante dez meses para enfrentar seu medo de água. O desafio fez parte do quadro “Nunca fiz”, do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, e, de acordo com ela, não foi fácil de superar.
O grande temor de Fátima era nadar nas regiões do mar em que “não dá pé”. Por isso, essa foi uma das etapas propostas em seu desafio final, que foi apresentado na edição de 1º de janeiro do Encontro. Para enfrentá-lo, ela se preparou e compartilhou algumas de suas táticas para conseguir driblar o pavor e ter mais confiança no desafio.
De tudo que ela compartilhou, é possível tirar pelo menos quatro lições (ou passos) para aplicarmos em outras situações que precisamos e queremos superar na vida.
Reconhecer seu medo e saber que é possível superar
Durante o “Encontro”, Fátima contou que o medo do mar vinha de muito tempo. “Eu adoro o mar, quando eu estou fora, ele me traz uma sensação incrível de paz, de contemplar. Mas, quanto eu vou tentar entrar, muda completamente. Fica uma sensação de aflição, de não ter controle”, disse.
“Tenho uma frustração muito grande em relação a isso. Porque eu sou carioca, gosto de praia, mas nunca consigo passar dessa primeira arrebentação. Desde sempre. Quando criança, não tinha contato com piscina, não era sócia de nenhum clube, eu morava longe da praia…A vinda à praia era muito esporádica”.
Buscar se desafiar e superar o medo
“Foram meses investindo nisso e acho que o que vai ser diferente é que o público vai me ver fazendo algo que realmente não sei mesmo e que enfrentei com muita dificuldade, com medo e com pavor em alguns momentos. Acho que estou sendo desafiada por mim mesma”, disse ao GShow, site de entretenimento da TV Globo, ao contar mais sobre o projeto do “Nunca fiz”.
Ter motivação e apoio de outras pessoas
“A ideia é ‘riscar’ esse nunca. Dentro do meu desafio, quando eu já estava com um mês de aula, na piscina grande, recebi uma visita importante, foi bem motivacional”, contou a apresentadora, em referência à participação do nadador Cesar Cielo durante seus treinamentos.
“Eu gosto de tentar, sempre. Eu acha que isso era insuperável, porque já tinha passado. Mas perceber que é possível me motiva”, disse. Para dar mais coragem à jornalista, Cielo destacou que, naquela altura, ela deveria trocar a intenção de “tentar” para “fazer”. Fátima disse que o apoio dele foi muito importante para seguir treinando para o desafio pessoal.
Encontrar novos desafios sempre!
Antes mesmo de cumprir a meta, Fátima ressaltou que está disposta a encontrar novas aventuras para conseguir superar. “Eu já estou me sentindo muito feliz com a ideia de tentar superar isso. Conseguindo, acho que vamos ficando viciados. Vou querer buscar uma outra coisa que eu não consiga fazer”, comentou.
Desafios de vida: histórias de amor e superação
- Foto emocionante de ator relembra como ele virou pai aos 17 anos
- Casamento de Celulari foi lindo e mostrou que vida supera desafios
- Quais são os desafios de uma mãe para criar um filho com Down