Além de permitir o descanso para a mãe, esse tempo auxilia na construção de laços entre pai e filho
A chegada de um novo integrante da família é um período de muitos ajustes e as noites são as que mais passam por mudanças. Além da necessidade de mamar de horas em horas, é comum que o recém-nascido também acorde por outros motivos, o que acaba por interromper o sono dos pais diversas vezes.
No entanto, se você pensa que o ideal é que a mãe tome as rédeas desse momento, está muito enganada. Segundo a ciência, há muitos benefícios quando o pai decide ficar com o bebê de madrugada. Entenda os motivos.
Benefícios do quando o pai decide ficar com o bebê de madrugada

De acordo com o médico dr. André Packer explicou em um vídeo no TikTok, “o bebê reconhece o cheiro, a voz e até o calor da mamãe”. Sendo assim, quando a mãe vai acudir o filho que está chorando de madrugada, ele já ativa a busca pelo peito, o que o deixa ainda mais desperto.
No entanto, quando o pai atende ao filho, isso não acontece. Dessa maneira, ele volta a dormir muito mais rápido.
Além disso, estudos recentes mostram que o bebê diminui os despertares à noite quando é atendido por alguém que não é a fonte da alimentação. Ou seja, quando não é a mãe que vai ao seu encontro.
Outro ponto destacado pelo médico está no fato de que ter uma noite de sono de qualidade é essencial para que a mãe tenha uma recuperação hormonal e se sinta descansada. Isso acaba auxiliando também para que o bebê se sinta mais descansado, uma vez que ele consegue perceber como a mãe está se sentido.
De acordo com outros estudos, há ainda benefícios para os pais. Isso porque estar com o filho aumenta os níveis de oxitocina e melhoram os laços com o bebê.






