Fotos de Maju no Instagram desencadeiam sempre uma mesma reação importantíssima

por | abr 16, 2019 | Comportamento

Apesar de a população que se autodeclara negra ser mais da metade do Brasil, ainda é muito raro ver mulheres e homens negros em posições de destaque na TV. Por isso, a jornalista Maju Coutinho recebe tantos elogios por sua competência frente às câmeras e por ser inspiração para muitas crianças, jovens e adultos, que a veem como uma figura de representatividade.

No Instagram, além de mensagens de carinho e admiração pela beleza, Maju provoca uma mesma reação de seus seguidores; e ela é importantíssima para passarmos a enxergar a necessidade de termos mais negros e negras ocupando espaços e funções de relevância no País.

Maju Coutinho no Instagram: mesma resposta de seguidores

Maju Coutinho tem construído uma carreira de referência no telejornalismo, mas, chegar até o lugar que ocupa na profissão não foi tão fácil assim. Por conta do machismo e do racismo, por vezes velado, Maju, como mulher negra, teve sempre que “fazer o dobro” para confirmar sua capacidade.

“É uma batalha, é aquela história que virou meio clichê que você tem que fazer o dobro é totalmente real. Você tem essa sensação quando você nasce uma mulher negra”, revelou em entrevista durante participação do programa Altas Horas.

Maju ganhou ainda mais admiradores quando passou a apresentar o Jornal Nacional na bancada. E a força da representatividade que ela tem reflete nos comentários deixados pelos fãs em suas redes sociais.

“Inspiradora para nós, negras”

“Maju, vc tem noção do quanto vc é inspiradora p nós, negras??? Sou dona de salão de beleza e me inspiro em vc, tenho vários exemplos p seguir, mas vc é “Phoda”. Te ver na TV é uma sensação indescritível de boa. Que Deus te abençoe!”. Esse é um dos comentários deixados por uma mulher negra no Instagram de Maju e que diz muito sobre como as pessoas se identificam e se inspiram no trabalho da famosa.

O sentimento em comum entre mulheres negras, pelo fato de Maju ser uma profissional que passou pelas dificuldades comuns a muitas para conseguir se destacar em qualquer papel social, é de orgulho.

Afinal, ainda estamos vivendo em tempos que a mulher negra nem sempre tem seu reconhecimento validado e, aos poucos, conquista a igualdade que todas as pessoas merecem ter.

“Orgulho de vc, Maju mulher negra ,bonita ,inteligente e muito sortuda ,feliz por te gostar tanto”. “Você sim é uma influenciadora. Mais que isso, é inspiração, orgulho e gratidão!”, “Linda, orgulho da raça! Tudo de bom pra ti”, ”
Guerreira, inteligente e maravilinda! Admiro muito você, Maju!”.

Entre os comentários, há muitos que também mostram o quanto as crianças negras se sentem felizes em ver Maju na TV.

O cabelo natural, por exemplo, e o fato de sua pele retinta ser naturalizada na TV são algumas das formas sutis de influenciar positivamente na autoestima de meninos e meninas negros. “Quero q o cabelo da minha bb MajuTokinho fique assim. Te amamos @majucoutinhoreal”, escreveu uma seguidora.

Como não sonhar com novas gerações mais conscientes de suas capacidades e cheias de amor por sua negritude?

Maju Coutinho: posicionamentos