null: nullpx
comportamento-Mulher

Gesto da Torre é um truque das pessoas bem-sucedidas para passar boa impressão

A linguagem corporal é inerente aos seres humanos, mas algumas técnicas ajudam a disfarçar o nervosismo e passar uma boa imagem na hora da entrevista de emprego, por exemplo.
Publicado 8 Abr 2022 – 12:31 PM EDT | Atualizado 8 Abr 2022 – 12:31 PM EDT
Reações
Compartilhar

Uma entrevista de emprego, um pedido de promoção, uma apresentação de seminário ou até a defesa de uma dissertação de mestrado costumam ser situações desafiadoras para todas, especialmente para as que são mais tímidas. Contudo, independente da sua personalidade, é possível passar uma boa impressão através de técnicas de linguagem corporal.

O "Gesto da Torre", por exemplo, é um dos truques mais conhecidos nos ambientes corporativos justamente pelo efeito de tranquilidade que confere ao corpo. Entenda mais abaixo.

O que é linguagem corporal?


Como o próprio nome já expressa, a linguagem que vem do corpo vai além do que falamos: está nos olhares, posturas e gestos. Ela costuma ser analisada não só em entrevistas de emprego, mas também por autoridades policiais.

A linguagem corporal está diretamente ligada ao sistema límbico do cérebro, que manda sinais para o corpo reagir diante de situações novas. Por mais que eles não deixem de existir, é possível controlá-los externamente, segundo Rosana Danielle Marques, sócia da "Croma Recursos Humanos".

"Caberá a você entender, a partir desta reação, o que precisará compreender e melhorar, por exemplo", afirma.

Gesto da Torre


Junte as duas mãos como se fosse rezar, mas, em seguida, afaste apenas as palmas - este é o Gesto da Torre.

A técnica transmite um ar de abertura e sabedoria ao recrutador, além de estabilidade.

Entretanto, é importante estar sempre atenta à linguagem física de quem te entrevista. "A postura corporal pode ser espelhada no seu interlocutor. Olho no olho demonstra confiança, o que é fator crucial para demonstrar uma boa imagem profissional", explica Rosana.

Outra dica para controlar o nervosismo é buscar técnicas de meditação e respiração para praticar antes da entrevista. Não exagere nos sorrisos, mas não deixe de demonstrar entusiasmo ao se comunicar. "Organizar os pensamentos e sentimentos ajuda a manter nosso controle emocional", conclui a especialista.

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse