https://www.instagram.com/p/CVELoUSlaEB/
Em 2012, prestes a fazer uma viagem internacional com a família, Luiza Valdetaro notou que Maria Luiza, sua filha mais velha, apresentava um quadro de febre alta, mas sem qualquer outro sintoma mais grave.
https://www.instagram.com/p/CTfAFIChzi6/
Orientada por um médico, a atriz levou a pequena à emergência de um hospital para realizar exames complementares e se assustou com os resultados. Malu, então com 3 anos de idade, foi diagnosticada com leucemia linfoide aguda (LLA).
Filha de Luiza Valdetaro teve leucemia
A leucemia linfoide aguda é o tipo mais comum em crianças pequenas, mas também pode acometer adultos. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a doença afeta células linfoides e agrava-se de maneira rápida.
https://www.instagram.com/p/S_OhyPLAiz/
Em entrevista à revista Crescer, Luiza Valdetaro contou que não se esquece da dificuldade de esclarecer à filha o que estava acontecendo.
“Lembro até hoje como eu expliquei: ‘Filha, existem febres bobas que toda criança tem e a gente trata em casa, e existem febres importantes. Quando a gente tem uma febre importante, precisamos tratar no hospital'”, recordou a atriz.
https://www.instagram.com/p/CR2hEm2nCSs/
Malu precisou ficar internada, fez uma série de exames e enfrentou dois anos e oito meses de tratamento com quimioterapia até ser declarada curada. Hoje, a menina tem 13 anos.
“É uma quimioterapia jogada na pele, queima. Ela gritava, óbvio; tem que segurar, é horrível. Mas cinco minutos depois ela mesma me consolava: ‘Mamãe, nem doeu tanto’. Não sei se a força dela vem de mim ou se minha força vem dela”, disse Luiza em entrevista ao jornal Extra, relatando a coragem da filha.
https://www.instagram.com/p/Bz1CQLBnhZx/
Sintomas de leucemia linfoide aguda
A leucemia linfoide aguda (ou leucemia linfoblástica aguda) é um câncer dos leucócitos, caracterizado pela produção maligna de linfócitos imaturos na medula óssea.
De acordo com informações da American Cancer Society, a LLA, na maioria dos casos, invade o sangue com rapidez e pode se disseminar para outras partes do corpo. Os principais sintomas e sinais de leucemia linfoide aguda são:
- Febre
- Sensação de cansaço e fraqueza
- Tonturas ou vertigens
- Falta de ar
- Infecções graves ou frequentes
- Hematomas ou hemorragias
Pacientes com LLA podem ainda apresentar outros sintomas inespecíficos, como perda de peso e de apetite e sudorese noturna, por exemplo.
Leucemia linfoide aguda: diagnóstico e tratamento
O diagnóstico de leucemia linfoide aguda pode ser obtido por meio de exames de sangue, de medula óssea, de rotina sob microscópio ou por testes cromossômicos e punção lombar.
A quimioterapia é a principal forma de tratamento para quase todos os pacientes com leucemia linfoide aguda. Bastante eficiente, a terapia leva à cura em 90% dos casos.