Entender a dinâmica de um carro é fundamental para mantê-lo com a manutenção sempre em dia. Ter uma boa noção de como o seu veículo funciona e quais são suas necessidades básicas faz toda a diferença para dirigir com segurança e não gastar dinheiro à toa.
Os carros são compostos por algumas partes básicas:
1) Carroceria
É a cara do carro. É ela quem faz o carro ser bonito ou feio. Seu desenho é responsável pelo desempenho aerodinâmico do veículo, além de proteger os ocupantes.
2) Motor
O motor da maioria dos carros baseia-se no princípio da combustão interna, ou seja, a queima da mistura de ar e combustível que ocorre no seu interior é o que dá força para o carro se movimentar. O motor conta com diversos componentes, que precisam estar bem alinhados para funcionar adequadamente.
3) Transmissão
A força gerada pelo motor precisa de um sistema de transmissão para fazer o eixo motriz girar, ou seja, para fazer o carro andar. Embreagem, caixa de câmbio, eixo cardã e diferencial são os principais componentes da transmissão.
4) Sistema elétrico
A bateria é a fonte de energia elétrica do veículo, é um acumulado de eletricidade alimentado pela energia do motor em funcionamento. É por isso que se esquecermos o farol ligado com o motor desligado, a bateria acaba, afinal, ela precisa dele com fonte de energia.
5) Suspensão
É o sistema de suspensão que proporciona conforto aos ocupantes do carro, absorvendo as irregularidades do piso, além de ser o responsável por equilibrar o carro nas curvas e em movimento. Seus principais componentes são: molas, amortecedores, bandeja, buchas, pivô, barra estabilizadora.
6) Direção
O sistema de direção é o que nos permite definir para onde vai o veículo. Os movimentos que fazemos no volante são transmitidos para a caixa de direção, com um sistema de engrenagens que, por sua vez, transmite este movimento para as rodas através das barras de direção.
7) Sistema de rodagem
Ele é constituído pelos pneus e rodas, que podem ser de aço, as mais comuns, ou de alumínio, magnésio ou silício, que são ligas mais leves. Para garantir que o sistema funcione bem, é preciso fazer as revisões no carro no tempo determinado pela montadora. Alinhamento, balanceamento e rodízio de pneus são algumas manutenções chave. Além disso, é preciso ficar de olho no desgaste dos pneus. Se eles estiverem carecas, é perigo na certa.
8) Freios
É a peça fundamental para garantir a segurança do trânsito, por isso, as indústrias bem desenvolvendo sistemas de freio cada vez mais eficientes. O ABS, por exemplo, evita o travamento das rodas em caso de frenagem de emergência. Isso possibilita que a drenagem não provoque o derrapamento e mantém a dirigibilidade mesmo freando forte.
Dicas para maior segurança, economia e eficiência
- Dirija com suavidade, evitando aceleração ou frenagens bruscas. Assim, você economiza combustível, além de gastar menos os freios e os pneus.
- Evite passar nas lombadas ou quebra molas na diagonal. O veículo sofre esforços desnecessários, como a torção da carroceria.
- Utilize a embreagem somente na troca de marchas. Evite descansar o pé esquerdo sobre o pedal da embreagem.
- Não ande descansando a mão sobre a alavanca do cambio. Isso acarreta o desgaste das engrenagens prematuramente.
- Nunca deixe o carro em ponto morto nas descidas. Isso não economiza combustível e coloca os ocupantes em risco.
- Use as marchas adequadamente observando a rotação do motor.