Quem tem medo de dirigir sabe como é difícil reunir forças para tirar o carro da garagem. Só de pensar em assumir o volante, o coração dispara e a ideia de deixar o carro morrer deixa a tensão ainda maior. Se você tem esses sintomas, saiba que o medo de dirigir só pode ser vencido com treino, muito treino. O carro vai morrer diversas vezes no começo, mas isso é normal. Basta respirar fundo e seguir em frente.
Leia também:
Truques para dirigir à noite com segurança
Medo de dirigir na chuva: como perder?
Saiba quais celebridades venceram o medo do dirigir
Por que o carro morre?
De acordo com o instrutor Fabiano Silvia, a falta de domínio do ponto da embreagem é o erro que mais leva as motoristas de primeira viagem a deixarem o carro morrer. O ponto da embreagem é aquela tremidinha que o carro dá quando engatamos a primeira marcha e soltamos a embreagem lentamente. Nessa hora, o veículo começa a ganhar força e está pronto para se mover.
Encontrar o ponto da embreagem parece um bicho de sete cabeças no começo, mas se torna intuitivo com o passar do tempo. “Você deve colocar a primeira marcha. Em seguida vá soltando a embreagem devagar até sentir o carro tremer. Quando tremer, mantenha o pedal da embreagem na posição. Solte então o freio, acelere um pouco e em seguida solte devagar a embreagem”, explica o instrutor.
Como parar o carro sem morrer
No semáforo
- Observe o farol oposto. Quando ele estiver para fechar e o seu para abrir, busque o ponto da embreagem. Assim, quando seu semáforo estiver verde, vocês estará pronta para sair;
- Ao conseguir o ponto, pare de soltar a embreagem e mantenha o pé no freio;
- Quando o farol abrir, solte o freio e libere a embreagem suavemente para o carro começar a andar. Acelere suavemente para conseguir força e só então abandone completamente a embreagem.
Saída de ladeira com freio de mão
- Pise na embreagem e coloque a primeira marcha
- Acelere devagar, até sentir o carro trepidar e a parte traseira “levantar”. Este é o ponto da embreagem;
- Solte o freio de mão lentamente e acelere aos poucos, até o carro ganhar força e movimento.
Na hora de estacionar
- Diminua a velocidade suavemente pisando no freio;
- Quando o carro estiver quase parando, pise na embreagem;
- Finalize pisando no freio, sem soltar o pé da embreagem;
- Se quiser descansar o pé, coloque o carro em ponto morto e use o freio de mão.
Outras dicas
- Dirija com calma e no seu tempo. Não ligue para as buzinas ao redor e se mantenha focada no que está fazendo.
- Se o carro morrer, mantenha a calma. Desligue o veículo, religue tranquilamente e siga como se nada tivesse acontecido. Pense que até os motoristas mais experientes passam por isso.
- Soltar a embreagem bruscamente faz o carro morrer em qualquer situação.
- Enquanto o carro estiver parado e engatado, a embreagem precisa estar pressionada.
- Treine o ponto da embreagem antes de sair com o carro. Pode ser na garagem ou na rua. Faça algumas vezes e vá apenas quando se sentir mais segura.