Mobilização contra bullying toma conta das redes sociais após MC Gui rir de garotinha

O nome do funkeiro MC Gui foi parar na lista de assuntos mais comentados no Twitter e permaneceu lá por cerca de um dia – e o motivo não é positivo. A passeio nos parques da Disney (em Orlando, nos Estados Unidos), ele e os amigos filmaram uma garotinha enquanto comentavam sua aparência, algo que revoltou internautas e artistas, despertando um movimento nas redes.

MC Gui filma criança na Disney e gera revolta

Para ir aos parques, o cantor e seus amigos tomaram um trem que transporta os visitantes da Disney pelo complexo e, usando a ferramenta Stories do Instagram, ele decidiu registrar uma menina que aparentava ter cerca de 7 anos e estava no veículo fantasiada como a personagem Boo (“Monstros S.A.”). Pelas imagens, é possível notar que ela estava usando peruca e não tinha sobrancelhas.

No vídeo, porém, fica claro que a criança percebe a filmagem e fica desconfortável – tudo enquanto Gui e seus amigos riem. “Chegamos na Disney… Mano, olha isso! Olha a menininha, mano”, disse ele a dar zoom na imagem para focar na garota enquanto é possível ouvir algumas pessoas rindo alto e um rapaz dizendo: “Parece filme de terror”. Ao perceber que falavam dela, a garota encarou o grupo, depois mexeu no cabelo e tentou desviar o olhar.

Logo, comentários sobre a postagem do cantor fizeram com que o vídeo viralizasse, e seu nome ficou em evidência no Twitter conforme críticas à sua atitude começaram a aparecer por toda a parte. Em geral, internautas (e até famosos) o acusaram de bullying, condenando a filmagem não autorizada de uma criança em um dia que era para ser de diversão.

Cancelamento de contratos

Com a repercussão, algumas empresas que trabalhavam com o cantor também se pronunciaram, afirmando não compactuar com esse tipo de atitude e cortando ligações com ele. É o caso, por exemplo, de uma unidade da escola de inglês CNA, que publicou uma nota comunicando o cancelamento de um show que MC Gui faria em comemoração ao Halloween:

https://www.facebook.com/cna.treslagoas/photos/a.856186407789141/3125345607539865

Além da escola de inglês, a loja de roupas e acessórios Black Nine também usou seu perfil no Facebook para comunicar que não venderá mais produtos da G-Style, marca do funkeiro:

https://www.facebook.com/lojasblacknine/posts/1966330770169416

Vídeo de esclarecimento

Após a enxurrada de críticas, MC Gui trancou os comentários em seu perfil do Instagram e usou a rede social para se pronunciar em um vídeo. Nele, o cantor afirma que a situação não era o que parecia e que, na realidade, ele estava maravilhado com as fantasias da menina e de toda sua família – algo que não explica os risos nem os comentários ao longo da filmagem.

Para começar, ele explica que está de férias com a família e, naquele momento, se dirigia para curtir a comemoração de Halloween em um dos parques. Devido à comemoração – da qual, segundo o cantor, ele gosta muito -, havia pessoas fantasiadas, caso da família que estava com a menina retratada por ele em seus Stories.

“Eles estavam como personagens do ‘Monstros S.A.’, que é um filme muito famoso que eu assisti na minha infância e já assisti diversas vezes. Achei aquilo incrível, achei algo que eu nunca tinha visto em qualquer outro lugar. Naquilo, eu meio que fiz um vídeo”, afirmou o funkeiro, ressaltando que, em sua visão, ele não gerou constrangimentos.

https://www.instagram.com/p/B36CFX9lMe_/

“A todo momento eles estavam da forma que eu mostrei no vídeo, não foi algo que eles viram e se sentiram constrangidos, tanto é que depois desceu todo mundo junto, conversamos, demos risada, tirei foto com outras crianças”, disse MC Gui. Além disso, ele também se desculpou com “as pessoas que interpretaram de forma errada”.

“Em momento algum eu pensei em fazer isso para atacar alguém, fazer bullying, principalmente com uma criança. […] Eu quero muito pedir desculpa se alguém realmente se sentiu constrangido pelo vídeo, mas essa jamais foi a minha intenção”, declarou o cantor, que também publicou alguns vídeos em seus Stories se dirigindo a pessoas famosas.

“É mais legal, mais bonito, me chamar, me dar conselho, me ajudar, eu sou ser humano, posso ter errado, me chama, me ajuda, não é legal distribuir ódio na internet. Só peço um pouco mais de respeito”, disse ele, mas, a partir do pronunciamento, as críticas à sua atitude apenas aumentaram, e tweets sobre a situação seguiram pipocando na rede social.

Polêmica gerou bonita campanha na web

Ao mesmo tempo em que seguem criticando a atitude do funkeiro, porém, os internautas também se mostraram preocupados com a menina, e criaram uma espécie de campanha para chamar a atenção da Disney para a situação, pedindo que o parque a presenteie com um dia extraespecial. No Twitter, foi criada então uma hashtag, que também entrou para os assuntos mais comentados.

Com a “#JullyPrincessinDisneyWorld” (sendo Jully o nome atribuído à menina a partir de um texto do qual não se sabe a veracidade), usuários da rede social estão enviando mensagens positivas à garota, compartilhando lindas ilustrações que a retratam e também se posicionando contra situações de bullying.

Falas polêmicas que geraram discussão