Ossos sintéticos para cachorros – aqueles facilmente encontrados em qualquer pet shop – são muito perigosos e não devem ser dados para os animais roerem. O alerta foi feito pela US Food and Drug Administration (FDA), o órgão regulador de alimentos e remédios do governo dos Estados Unidos.
Após um estudo da entidade avaliar 90 casos de doenças caninas, os pesquisadores chegaram à conclusão de que os ossos, especialmente os encontrados em lojas, podem ser fatais para o cãozinho.
Ossos para cachorros fazem mal
De acordo com a FDA, esses ossinhos geralmente são confeccionados a partir de ossos reais que foram secos, aromatizados e embalados para consumo dos cães, apresentando sérios riscos para a saúde dos animais.
Muitos deles, ainda, são colocados à venda mofados e podem se fragmentar quando mastigados, o que aumenta ainda mais as consequências físicas para os cães.
Por que NÃO dar ossos sintéticos para os cães
Nos relatórios divulgados pela FDA, donos de animais e veterinários afirmaram que os cães que mastigaram esses ossos tiveram bloqueios no trato digestivo, cortes e feridas na boca e nas amígdalas, engasgamento, vômitos, diarreia e, em casos extremos, morte.
“Dar ao seu cão um osso sintético pode levar a uma visita inesperada ao veterinário, uma possível cirurgia de emergência ou mesmo a morte do seu animal de estimação”, alerta Carmela Stamper, veterinária do Centro de Medicina Veterinária (CVM) da FDA.
Algumas dicas foram destacadas pela FDA para manter a saúde do seu cão em dia. A instituição orienta que os donos tomem cuidado ao cozinhar ou dar alimentos com ossos porque eles também podem causar lesão se mastigados pelos animais. Também é importante tomar cuidado ao descartar ossos nas latas de lixo para que o animal não fareje os rastros do alimento.
Como muitos donos fornecem os ossinhos para o animal se entreter, e não para alimentá-lo, o melhor é conversar com o seu veterinário para encontrar um brinquedo com materiais adequados para dar ao cachorro.
Saúde animal
- Gatos obesos correm risco de sofrer diabetes e artrose: como evitar
- Leite, carboidratos e mais 3 alimentos que você nunca deve dar ao seu gato
- Como uma vacina avançada para cães poderá proteger humanos no futuro