Novo coletor menstrual pode ser usado durante sexo, promete marca

por | jun 30, 2016 | Comportamento

A marca Prudence está lançando no Brasil seu modelo de coletor menstrual, o Softcup. Dentre os diferenciais prometidos pelo produto, destaca-se a possibilidade de usá-lo durante a penetração sem que a mulher ou o homem sinta qualquer incômodo ou sequer note a presença do copo.

Leia também:
Como usar coletor menstrual: passo a passo e dicas para higienizar
Coletor menstrual: prós e contras do produto
Bolsa testou: absorvente interno para usar no sexo e na academia que não incomoda

Como funciona

O coletor menstrual, como sugere o nome, é uma espécie de copo maleável que armazena o sangue da menstruação, ao invés de absorvê-lo. Ele é introduzido no canal vaginal e fica posicionado logo abaixo da entrada do colo do útero.

Ele pode ser usado por até 12 horas seguidas e, então, é necessário retirá-lo e desprezar o sangue coletado. No caso do Softcup, como o produto é descartável, deve ser jogado fora após o uso. No entanto, outros coletores (como o da imagem ao lado) são reutilizáveis – basta lavar e reinserir – e duram até 10 anos, se bem conservados, o que significa uma economia muito grande de dinheiro em comparação a absorventes comuns.

Outro benefício dos coletores menstruais é que eles não modificam o ambiente da vagina como os absorventes, que removem a umidade natural e causam abafamento. Além disso, são uma opção bem mais sustentável, já que evitam o descarte de milhares de absorventes – considerando que uma mulher usa, em média, 2.000 absorventes ao longo de 10 anos –, que levam cerca de 100 anos para se decomporem na natureza.

Sexo menstruada

A vantagem do Softcup em relação a outros modelos de coletores é que ele pode ser usado durante o sexo, segundo garante a marca. Dois fatores garantem que isso seja possível:

Primeiro, o coletor da marca Prudence fica alojado em uma parte mais alta do canal vaginal, logo na entrada do colo do útero, enquanto outros coletores, por conta do design, ficam um pouco mais abaixo. Segundo, outros coletores têm formato de copo e possuem um cabinho na parte inferior, que impossibilita a entrada do pênis na vagina. Já o Softcup assemelha-se a um saco bem maleável (veja a diferença na imagem abaixo).

Caso a mulher se sinta confortável para transar durante o período menstrual, a marca afirma que o uso do Softcup não interfere no prazer e garante uma relação livre de vazamentos. Além disso, nem a mulher, nem o homem consegue sentir a presença do coletor durante a penetração.

“O Softcup não alcança o canal vaginal, ficando inteiramente alojado no fundo do saco vaginal, atrás do osso púbico. Seu formato também é diferenciado, possuindo apenas uma fina argola flexível, com todo o restante de sua estrutura constituída por um material fino e maleável como um saco plástico”, explica a gerente de marketing da DKT do Brasil, empresa detentora da marca Prudence, Denise Santos.

Não vaza?

Enquanto os coletores comuns ficam presos no canal vaginal por vácuo, o Softcup fica assegurado atrás do osso púbico por encaixe, similarmente à camisinha feminina, por exemplo. “É como se ele abraçasse o colo uterino”, explica Denise.

Assim, o pênis acaba passando por baixo do coletor (veja ilustração ao lado), ao invés de “cutucá-lo”. A gerente explica que, por ficar muito bem encaixado atrás do osso, não existe o risco de o pênis mover o coletor e provocar vazamento de sangue.

E o cheiro?

O cheiro característico da menstruação ocorre porque o sangue entra em contato com o ar e substâncias do absorvente. Como os coletores – qualquer modelo – armazenam o sangue antes que ele saia do corpo, não existe odor. “O sangue da menstruação é puro e limpo”, afirma Denise.

Substitui a camisinha?

Não. O Softcup não impede a passagem de espermatozoides e, por isso, não funciona como método contraceptivo ou preventivo de Doenças Sexualmente Transmissíveis. É necessário que o parceiro use preservativo na relação.

Como colocar e tirar o Softcup?

Para introduzir o Softcup, aperte o centro do aro, formando um 8 (veja imagem ao lado). Insira com a abertura voltada para cima, empurrando para trás e para baixo o máximo que conseguir. Em seguida, empurre um pouco mais com o dedo médio e pressione levemente para cima, para que o coletor se encaixe atrás do osso. Ele se abrirá sozinho dentro do corpo.

Para retirar, relaxe, introduza o dedo e “pesque” o aro. Puxe com cuidado para fora do canal, mantendo-o com a abertura para cima, para que o sangue não vaze.

Onde comprar e preço

O Softcup já está sendo vendido em algumas cidades do Brasil, em redes de farmácia e supermercado. A caixa com 4 unidades (descartáveis) tem preço sugerido de R$ 27. Para saber onde encontrá-lo, acesse o site do produto.