Com o agito e correria da vida moderna, muitas mulheres deixam de lado a energia transformadora do ser feminino. É justamente para despertar esse potencial intuitivo que surgiu a terapia conhecida como bênção do útero.
Este ritual de meditação ajuda mulheres com problemas de fertilidade e ciclos menstruais desregulados, mas também pode ser feito por aquelas que querem se conectar com seu interior, como parte de um processo de autoconhecimento, cura e empoderamento feminino.
Quem pode realizar a benção do útero?
Idealizada pela inglesa Miranda Gray, a bênção do útero acontece durante as luas cheias e pode ser realizada pessoalmente, com uma Moon Mother certificada, ou à distância – ao lado de mais de 180 mil mulheres inscritas de 150 países em todo o mundo. Em 2018, a benção do útero acontece cinco vezes, nos meses de janeiro, abril, agosto, outubro e dezembro.
Não existe restrições: a bênção contempla mulheres de todas as idades, desde que já tenham iniciado o período menstrual. Podem participar grávidas, quem já passou pela menopausa e também mulheres que não têm mais útero. Todas com o propósito de se conectar com o Sagrado feminino.

“A bênção do útero é uma oferenda de energia a todas as mulheres de qualquer idade e experiência que queiram recebê-la para trazer cura a nossa feminilidade, ao nosso útero e ao seu ciclo, nossa criatividade e fertilidade, a nossa sexualidade e espiritualidade”, diz Miranda no site oficial, Womb Blessing, que convida as mulheres para participar.
Como receber a benção do útero
A benção do útero dura cerca de 20 minutos e consiste em exercícios de meditação. Para aquelas que não estão acostumadas, a dica é praticar antes, reservando de 5 a 10 minutos por dia para sentar-se em um lugar calmo em silêncio, concentrar-se na postura e respiração. A ideia é libertar a mente, focar na consciência do corpo e emoções, canalizando a energia para você.
Para a benção em si, é preciso estar sentada em um lugar confortável, com dois copos ao lado – um com água para beber depois e outro com uma vela acesa -, um xale ou lenço que expresse seu momento de vida e uma música relaxante. “A benção nos liberta do passado, de expectativas limitadoras, da culpa e da dor. Liberta a profunda alegria e expressão do poder e beleza das mulheres”, completa Miranda.