Em uma época onde as famílias têm cada vez menos tempo para outras atividades além do trabalho ou estudo, uma profissão vem crescendo e aparece como grande oportunidade para quem está parada e gosta de cuidar da casa. Uma personal organizer é responsável por otimizar espaços e, como o próprio nome diz, organizar.
“Organização nunca foi tão essencial quanto nos dias de hoje, quando se vive em constante luta contra o tempo. Para quem sente a necessidade de colocar ordem no ambiente doméstico ou até mesmo para aqueles que julgam não ter habilidades organizadoras, essa profissional surge uma luz no fim do túnel”, explica Vera Corradi, que segue carreira há 15 anos.
A personal faz uma visita ao cliente para diagnosticar as necessidades dele em todas as áreas da casa, seja na cozinha, no closet, área de serviços, banheiros, quartos, garagem ou depósito. Caso o problema seja a falta de espaço, sugere acessórios para ajudar na organização, como caixas, sacos à vácuo, cabides e cestos. Com isso, cliente e profissional agendam o número de dias e horário de trabalho.
Apesar de a profissão não ser regulamentada no Brasil, existem cursos profissionalizantes que instruem os organizadores. Vera, por exemplo, é palestrante na OZ! Organize sua Vida, que forma especialistas em organizar residências e escritórios, além de ensinar como as domésticas podem ajudar com a otimização da casa.
“É uma profissão que está em alta e que oferece boa remuneração. Qualquer pessoa que se dedique e faça seu trabalho com perfeição e divulgação conseguirá sobreviver muito bem”, garante.
Leia também:
Saiba como se tornar uma mulher empreendedora