Uma campanha publicitária de um novo remédio contra cólicas femininas virou polêmica na internet. A marca NovalFem criou peças publicitárias em imagem e vídeo que relacionam as dores do período menstrual ao termo “mimimi” – popularmente utilizado para dizer que alguém está com frescura. Com a divulgação no Facebook, muitas mulheres se sentiram ofendidas e bombardearam de críticas o medicamento do laboratório Sanofi.
Leia também
Campanha O Corpo é Meu ganha apoio de famosas; Faça parte
Mulher, a dona do seu corpo é você! Veja campanha
Assédio sexual: mulher, a culpa não é sua!
Polêmica na Internet
Nas redes sociais, mulheres que não gostaram da campanha defendem que dores menstruais não são apenas frescura e que, muitas vezes, cólicas fortes são sinais de doenças gravíssimas que afetam o sistema reprodutor feminino, como a endometriose, e que precisam de investigação, avaliação e tratamento médico.
Entre as manifestações, uma usuária da rede disse que se sentiu “absolutamente desrespeitada, assim como as 7 milhões de mulheres portadoras de endometriose”. Outras fizeram questão de listar os sintomas sentidos no período menstrual para evidenciar que não são simples reclamações: “mimimi são cólicas que me faziam desmaiar? Mimimi são ânsias de vômito e diarreia naqueles dias? Anos tomando remédios que só mascararam os sintomas e só agora, aos quase 30 anos, descobri que tenho uma doença gravíssima”.
Outro ponto questionado são as referências que a campanha faz às tarefas diárias da mulher, falando sobre cuidar da casa, dos filhos, do trabalho e ainda estar “inteira” – fatores que muitas apontam como problemáticos, pois sobrecarregaram a vida feminina e excluem a participação dos homens nos cuidados da casa e com o filhos.
Tanto marca, quanto agência se justificaram nas redes através dos comentários. No entanto, as mulheres ainda assim rebateram as respostas.
E você, o que achou?