Cercado de mitos, medos e dúvidas, a prática do sexo anal ainda desperta muita curiosidade e receio entre mulheres, especialmente as que nunca experimentaram a posição com seus parceiros. Ciente da preocupação, a edição norte-americana da revista “Cosmopolitan” decidiu ouvir médicos sobre os cuidados que a mulher deve tomar se decidir apostar na prática.
Leia também:
7 coisas que você precisa saber se decidir fazer sexo anal pela primeira vez
Tenho medo de fazer sexo anal, mas meu namorado quer. E agora?
Orgasmo com sexo anal é possível para a mulher?
Sexo anal é seguro

Segundo o médico Michael Krychman, clinicamente não há razões para não praticar sexo anal. Basta seguir medidas de segurança simples, como o uso de preservativo, já que os riscos de contrair alguma doença sexualmente transmissível são ligeiramente maiores no ato. Além disso, se lembrar sempre de trocar a camisinha se for passar do sexo anal para o vaginal.
A médica Alyssa Dweck reforça a opinião do médico, dizendo que não há problema algum em realizar o sexo anal do ponto de vista médico e, além de enfatizar a necessidade do uso do preservativo, ela ainda completa que é importante apostar em um bom lubrificante para que o ato fique livre de dores ou incômodos.
O uso de lubrificantes e da camisinha tornam o sexo anal seguro, de acordo com a médica Jennifer Gunter, que ainda aponta que a prática pode ser prazerosa de fato por causa das inúmeras terminações nervosas presentes na região.

Riscos do sexo anal
A médica Karen Elizabeth Boyle ressalta que os riscos de HPV podem ser maiores no caso de uma penetração no ânus, por isso o uso da camisinha segue como indicação principal dos especialistas a mulheres que desejam praticar o ato.
O mesmo ponto é reforçado pela médica Vanessa Cullins, que afirma que os riscos de transmissão de doenças e infecções são maiores no sexo anal do que no sexo vaginal. Apesar de não precisar se preocupar com uma gravidez indesejada, o ato deve sempre contar com o uso do preservativo para garantir uma prática saudável e livre de riscos.
Aprenda dicas de como apimentar o sexo com brincadeiras na cama:
[bolsatv brincadeiras-na-cama]