Quem quer colocar o pé na estrada e viajar de carro para outro país ou alugar um veículo em terras estrangeiras precisa tomar alguns cuidados antes de sair de casa. Alguns locais exigem documentos específicos, que se não estiverem em ordem, podem trazer muita dor de cabeça. Para não errar, a dica é ter sempre em mãos passaporte, CNH, PID e o documento do carro.
Leia também:
Viajar sozinha: 5 bons motivos para ser sua melhor companhia
Apaixonada por trânsito, ex-motorista de ônibus ajuda mulheres com medo de dirigir
Como trocar a marcha do jeito certo: infográfico traz dicas
Viajar de carro
Países do Mercosul
Quem vai viajar para os países do Mercosul (Paraguai, Uruguai e Argentina) ou para o Chile e quer atravessar a fronteira de carro precisa de um documento chamado de Carta Verde. Ele é solicitado assim que você sai do Brasil e deve ser entregue junto com a CNH e o documento do veículo.
A Carta Verde é um tipo de seguro que cobre danos materiais e pessoais de terceiros. Por exemplo, o seguro arca com as despesas do conserto do automóvel em que você bateu, mas não cobre os danos do seu. Ele deve ser contratado no Brasil com intermédio de uma seguradora.
Peru, Equador e Colômbia
O SOAT (Seguro Obrigatório de Acidentes de Trânsito) é solicitado no Peru, Equador e Colômbia. Ao contrário da Carta Verde, o documento não precisa ser apresentado na hora de cruzar a fronteira, mas é comum que policiais locais parem os turistas para checar se eles estão com o documento em dia. Melhor não arriscar, né?
Estados Unidos e Europa
Para dirigir nos Estados Unidos e em países da Europa, é preciso ter em mãos a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Ela contém todas as informações da CNH traduzidas para diferentes línguas, do inglês ao árabe. Em muitos lugares você consegue guiar tranquilamente com a sua CNH, mas a PID é a garantia de que tudo vai correr bem.
Ela pode ser solicitada no Detran da sua cidade e demora cerca de 10 dias. Para eliminar algumas dúvidas, o DENATRAN separou uma lista de países onde a PID é aceita.
Como alugar um carro
Para alugar um carro e curtir as férias em outro país, é preciso estar com a CNH e a PID em dia. Uma dica é contratar o serviço antes de viajar através dos sites das locadoras internacionais. Diversas empresas oferecem esse serviço de maneira bastante simples. Basta fazer o cadastro, indicar em qual cidade do mundo quer retirar o veículo e cadastrar o seu cartão de crédito. O valor é descontado na fatura do cartão de crédito e o veículo é retirado no aeroporto de destino. Fique de olho nas regras, pois podem existir algumas exigências específicas, como cheque calção.