Brasileira com fissura labiopalatina rompe com padrões: posou para Vogue e é modelo de batom

Diante do movimento de inclusão e representatividade que tem ocorrido também no mundo da moda e beleza nos últimos anos, é possível ver cada vez mais pluralidade entre os modelos escolhidos para dar cara a produtos e campanhas.

Recentemente, foi Raiza Bernardo Barbosa, de 26 anos, que se destacou ao se tornar a primeira mulher com fissura labiopalatina – ou lábio leporino, como é mais conhecida a característica – a posar para um ensaio fotográfico na revista Vogue de Portugal.

Modelo brasileira com lábio leporino faz sucesso internacional

https://www.instagram.com/p/CPeOcPpt84h/

Natural de São Roque, em São Paulo, Raiza nasceu com lábio leporino, uma malformação craniofacial que leva ao aparecimento da fissura labial (lábio aberto) e da fissura palatina (céu da boca aberto).

Hoje maquiadora, ela precisou passar por cinco cirurgias para reparação do quadro na infância, incluindo um enxerto labial, para fechar a região do lábio, do céu da boca e reparar a malformação na gengiva. Há, contudo, ainda outras duas cirurgias que devem ser feitas.

A aparência, contudo, não foi um empecilho para a jovem se tornar uma modelo, inclusive de batons!

https://www.instagram.com/p/CdRdPT0OuUS/

Apesar de ter sofrido preconceito quando ainda era adolescente, Raiza se fortaleceu e, aos 21 anos, começou a falar sobre o assunto nas redes sociais.

Assim, ela criou a página Beleza Fissurada no Instagram, para abordar temas como autoestima, empoderamento e a luta contra os padrões de beleza impostos pela sociedade.

Ativista da causa, a maquiadora foi ganhando mais espaço e visibilidade, até que conheceu a modelo Isabel Hickman – mãe de um menino que nasceu com a fissura – durante um evento onde foi palestrar.

Através desse contato, Raiza foi indicada para ser a primeira mulher com lábio leporino a posar para um ensaio fotográfico para a revista Vogue de Portugal.

https://www.instagram.com/p/CLGGULplbT5/

“Hoje a fissura, para mim, é um propósito. Quando eu era adolescente, nunca tive uma pessoa que fosse fissurada para eu me inspirar, então eu tive que ser a minha própria inspiração. Por isso, busco falar do assunto mostrando as dificuldades e também que é possível ter uma vida normal”, disse ela à BBC.

Depois dessa primeira experiência, as portas se abriram ainda mais para a modelo, que recebeu convites também para posar para marcas de maquiagem, especialmente de batons.

“Representar a causa, para mim, tem sido um legado. A gente precisa trazer mais informações sobre o tema, ainda existe uma carência muito grande para essas pessoas. É preciso desmistificar o assunto, trazer a verdade e não romantizar os desafios”, completou.

https://www.instagram.com/p/CbTZ9BplH03/

Mulheres que falam sobre empoderamento