Estrias são um processo natural do corpo e já passou da hora de normalizá-las: famosas que mostram

por | fev 24, 2023 | Empoderamento

Causadas geralmente pelo estiramento da pele, responsável por fazer as fibras elásticas dela se “quebrarem”, estrias são algo bastante comum especialmente em mulheres. Elas tendem a aparecer em áreas como barriga, pernas, quadril e bumbum – e, apesar de serem meras cicatrizes sobre as quais se tem pouco controle, ainda se faz necessário normalizá-las devido ao fato de que muitos ainda as veem como “defeitos”.

Ainda vistas como “defeitos”, estrias precisam ser normalizadas

Brancas, vermelhas, rosadas, grandes, pequenas, numerosas ou solitárias, estrias são como cicatrizes e se formam conforme a pele se estira por algum motivo. Elas podem aparecer como resultado de ganho de peso, alterações hormonais, crescimento da barriga na gestação ou simplesmente pelo crescimento normal do corpo na adolescência.

Ainda assim, os risquinhos que tantas pessoas têm seguem vistos como um problema por muitos. Recentemente, por exemplo, a médica e ex-BBB Marcela McGowan fez um post no qual mostra de perto algumas de suas estrias, e comentários que zombam desta característica pipocaram nas redes sociais.

https://twitter.com/llilgarlic/status/1628116882640306177

A explicação para isso está, em geral, em conceitos já desgastados que esperam que mulheres passem a vida tentando se adequar a um padrão de beleza reconhecido como inalcançável a fim de se tornarem mais desejáveis para homens.

Por isso, é preciso lembrar que estrias, assim como pintas, sardas, cicatrizes adquiridas por fatores externos, marcas de nascença e outros sinais em geral são apenas marquinhas decorrentes de processos naturais da pele – e algumas celebridades ajudam a normalizar a questão.

Mesmo com fácil acesso a retoques digitais em suas fotos, muitas famosas estão rompendo com o movimento de esconder características vistas como “defeitos” e abraçando-as como o que são: meras características físicas como outras quaisquer.

A cantora Preta Gil e a Blogueira Mari Maria, por exemplo, já surgiram algumas vezes posando para fotos sem esconder as estrias na barriga e no bumbum. Já famosas como Mariana Goldfarb, Isis Valverde e Aline Campos chegaram até a fazer posts de apreciação às estrias, algo que “choca” o público, mas não deveria.

Confira mais famosas que nos ajudam a naturalizar a presença de estrias e lembre-se: a ideia destas características como algo a ser combatido (a altas custas tanto para o bolso quanto para o bem-estar) pode tranquilamente ficar no passado.

Mariana Goldfarb

Aline Campos

Belle Silva

Rafa Kalimann

Marcela Mc Gowan

Empoderamento