Uma nova integrante chegou para a Turma da Mônica! Sueli, de nove anos, fará sua estreia no Bairro do Limoeiro ainda na primeira quinzena de maio. A personagem foi anunciada pelas redes sociais da Turminha.
Sueli nasceu a partir de uma parceria entre o Instituto Mauricio de Sousa e a 24ª Surdolimpíadas de Verão, que ocorrem pela primeira vez no Brasil, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
Surda e fã de esportes, Sueli fará um elo há muito esperado pelo desenhista Mauricio de Sousa com a comunidade surda.
Sueli chega à Turma da Mônica
https://www.instagram.com/p/CdBCeLDOwpB/
Sueli é a primeira personagem surda da Turma da Mônica. A garotinha, entusiasta de esportes, fará sua estreia em postagens nas redes sociais do Instituto Mauricio de Sousa, em apoio à 24ª Surdolimpíadas de Verão, evento que está acontecendo até 15 de maio.
Sueli se comunica pela Língua Brasileira de Sinais (Libras), e deverá abordar aspectos e temas comuns à comunidade surda em suas histórias. Com isso, a Turma da Mônica reforça a inclusão, representatividade e acessibilidade nos quadrinhos.
Em nota, o próprio Mauricio de Sousa revelou o desejo antigo de criar a Sueli. “A Turma da Mônica já apareceu em várias histórias se comunicando com Libras, e já fazia tempo que eu pensava em trazer uma personagem surda para fazer parte da turminha. O fato de as Surdolimpíadas acontecerem pela primeira vez no Brasil foi um ótimo incentivo para que a Sueli finalmente nascesse”.
Personagem foi elaborada junto à 24ª Surdolimpíadas
https://www.instagram.com/p/CdG42YKpRcq/
Em apoio ao evento esportivo, a elaboração da Sueli foi feita junto a organização da 24ª Surdolimpíadas e de professores da Derdic, instituição sem fins lucrativos vinculada à PUC São Paulo, que atua na educação e acessibilidade de surdos.
O projeto expande a representatividade na Turminha, favorecendo a inclusão social e respeito às diferenças, valores sempre presentes nos quadrinhos.
O Brasil é o primeiro país da América Latina a sediar os Jogos Surdolímpicos de Verão. Este será o maior evento poliesportivo do Rio Grande do Sul, onde são esperados 6.500 participantes, entre atletas e comissões técnicas de mais de 77 países.