reforço positivo cachorro

3 benefícios do reforço positivo durante o passeio com seu cachorro

Entenda como o simples hábito de oferecer petiscos como reforço positivo pode mudar a relação que você tem com seu amigo de quatro patas

Os passeios com seu cachorro podem ser muito mais do que uma simples atividade física. Afinal, eles também são uma ótima oportunidade para fortalecer o vínculo entre tutor e pet, permitindo que ambos explorem o ambiente e criem memórias inesquecíveis.

No entanto, para que essas experiências sejam ainda mais enriquecedoras, é possível usar petiscos como reforço positivo para educar, treinar e promover a saúde do seu cachorro.

Reforço positivo com cachorro: significado e benefícios

(Créditos: Freepik)

O reforço positivo é uma técnica de treinamento que tem como objetivo ensinar ao pet os comportamentos desejáveis.

Assim, os petiscos são utilizados como uma ferramenta de recompensa que “diz” ao animal o que o tutor espera dele diante daquela situação.

No entanto, é importante lembrar que os petiscos são complementos e não devem substituir a alimentação principal do animal.

Sabendo disso, veja abaixo 3 motivos para usá-los como reforço positivo com seu amigo de quatro patas.

1. Ensina a cumprir comandos

(Créditos: Freepik)

Quando você notar que seu pet entendeu comandos como “sentar”, “ficar” ou “andar” ou a se comportar de maneira calma diante de um estímulo, como outro animal ou pessoa, ofereça um petisco como recompensa. Isso será uma grande ajuda para reforçar o comportamento.

“Dessa forma, o cão associa o comportamento correto a algo positivo e prazeroso, como a recompensa do petisco, tornando o aprendizado mais eficaz”, afirma Bruna Isabel Tanabe, médica-veterinária e gerente de produtos da Pet Nutrition.

2. Aumenta a disposição do animal

Os petiscos também podem ser usados como um complemento energético durante ou após o passeio.

“Cães mais ativos ou que participam de caminhadas longas ou trilhas, por exemplo, podem se beneficiar de petiscos mais calóricos e ricos em nutrientes, que ajudam a repor a energia perdida”, pontua a especialista.

3. Fortalece o vínculo entre tutor e animal

(Créditos: Freepik)

Além de serem uma necessidade física, os passeios são também uma chance de criar um ambiente positivo – onde o cão aprende, interage e é recompensado. Por isso, os petiscos entram como um ótimo complemento da experiência.

“Os petiscos são ferramentas não somente para a manuetenção da educação do cão, mas também da construção de um vínculo sólido e prazeroso com seu companheiro de quatro patas”, conclui a médica-veterinária Bruna Isabel Tanabe.

Pets