6 dicas para ter uma cama de hotel em casa: mais confortável, macia e cheirosa

por | mar 1, 2023 | Casa

Quem nunca dormiu em uma cama de hotel e deixou a hospedagem desejando que pudesse levá-la para casa, tamanho foi o conforto de dormir ali? Pois saiba que, com algumas dicas simples, é possível transformar tanto uma cama comum quanto a experiência de dormir nela.

Veja como transformar sua cama em uma cama de hotel: mais macia, confortável, relaxante e até cheirosa.

Segredos para ter uma cama de hotel em casa

Cama de hotel
Kwanchai_Khammuean/Istock

#1 Troque o amaciante por vinagre branco

Pequenos cuidados extras com fronhas e lençóis fazem toda a diferença na hora de copiar em casa a sensação de dormir em um hotel. Na hora de lavar a roupa de cama, em vez de abusar o amaciante, aposte no truque do vinagre: o produto realmente deixa as peças bem mais macias ao toque.

Para cada 5 kg de roupa, use cerca de 100 ml de vinagre de vinho branco. O produto não precisa ser diluído em água, basta apenas adicionar no compartimento da máquina onde normalmente se colocaria o amaciante.

Após a lavagem, os lençóis podem apresentar um pouco de cheiro do vinagre, mas não se preocupe: o odor desaparece quando as peças secam. Para garantir perfume extra, vale aplicar água com cheiro na hora de passar o ferro.

#2 Faça um spray caseiro para perfumar as roupas de cama

É possível fazer em casa um spray para perfurmar as roupas de cama
12963734/Getty Images/iStockphoto

A água perfumada para passar roupa também pode ser feita em casa: em um recipiente, aplique 4 gotas de óleo essencial de lavanda em 2 xícaras (chá) de água destilada e ¼ de xícara (chá) de álcool de cereais. Despeje o líquido em um recipiente com borrifador e agite. Deixe a solução descansar por 8 horas em temperatura ambiente e borrife-a sobre as peças ao passar os lençóis.

Por fim, estique o lençol sobre a cama. Se notar algum amassadinho, borrife um pouco da água com cheiro no local e passe a mão para alisar.

#3 Perfume os travesseiros com óleo essencial

O uso de óleos essenciais se destacou como autocuidado durante a pandemia
Liudmila Chernetska/Fizkes/IStock

Além de perfumar, os óleos essenciais ainda ajudam a relaxar e garantem um sono de qualidade. No caso dos travesseiros, de acordo com a aromaterapia, os mais indicados são os de lavanda e de eucalipto.

Aplique algumas gotinhas de óleo nas fronhas ou borrife misturado à água, com cuidado para não exagerar: em excesso, o perfume pode causar alergias e irritações, provocando o efeito contrário na hora de dormir.

#4 Invista em um pillow top

Investir em um pillow top pode deixar a cama ainda mais confortável
AndreyPopov/Getty Images/iStockphoto

Para ter uma cama de hotel em casa, vale ainda investir em alguns “acessórios” – e o pillow top é um deles. Esta peça nada mais é que uma camada acolchoada que vai por cima do colchão e o deixa ainda mais confortável.

O pillow top pode ser feito de espuma, molas ou até de plumas e é facilmente encontrado em lojas de colchões nos mais variados preços e tamanhos. Basta “encaixar” a peça sobre o colchão, cobrir com o lençol e pronto.

#5 Escolha as cobertas mais macias possíveis

Grande parte do conforto das camas de hotel vem das cobertas – e, para replicar este conforto em casa, é preciso escolhê-las cuidadosamente. Edredons de malha, por exemplo, tendem a ser muito confortáveis – e investir em peças que sejam mais pesadas pode ajudar tanto a relaxar quanto a pegar no sono mais rapidamente.

Além disso, também é possível apostar em complementos que também são macios ao toque, como mantas de plush, por exemplo.

#6 Aposte em diferentes texturas (e muitas almofadas!)

Usar diferentes texturas na cama a deixa mais atraente
Kostikova/Getty Images/iStockphoto

Além de confortáveis, camas de hotel também tendem a ser belas – e isso também pode ser reproduzido em casa. Para isso, “vista” a cama com acessórios, apostando especialmente em diferentes texturas. É possível, por exemplo, usar um edredom de malha e uma manta de tricô, escolhendo peças com cores que se complementam.

Fora isso, ter almofadas bem macias e mais de um travesseiro também é algo que complementa o conforto e deixa a cama visualmente mais acolhedora.

Casa e decoração