Como fazer parede degradê: técnica da moda é mais fácil de reproduzir do que parece

por | fev 10, 2023 | Casa

Uma simples pintura degradê em uma das paredes da sala ou do quarto pode fazer toda a diferença na decoração e garantir charme extra a um ambiente monocromático. E, por ser um estilo despojado, não exige grandes técnicas, podendo ser feito até por quem não tem muita prática com tintas e pincéis.

Como fazer parede degradê

A técnica da parede degradê, também conhecida como “ombré wall”, pode ser feita com uma única cor, que vai de um tom escuro a outro mais claro passando por tonalidades intermediárias, ou com mistura de cores diferentes que combinem entre si.

O primeiro passo é usar uma trena para fazer a medição de limites de cada tonalidade, marcando com um lápis cada espaço na parede. Feita a delimitação, comece pintando a faixa de baixo, próxima ao rodapé, com o tom mais escuro da cor escolhida.

Em seguida, faça outra faixa acima com a tonalidade um pouco mais clara, deixando um espaço de cerca de 3 dedos entre cada uma. Com um pincel, faça movimentos aleatórios na emenda entre uma faixa e outra, começando o degradê propriamente dito. Importante: pinte um espaço pequeno por vez para evitar que a tinta seque.

Ainda na emenda entre as cores, passe o rolo umedecido com água, tem tinta, apenas para mesclar os tons, e faça uma terceira camada, ainda mais clarinha, acima da segunda faixa. Caso a ideia seja manter apenas uma cor, repita o processo até chegar à tonalidade mais clarinha, no topo, próximo à parede.

Para usar mais de uma cor no degradê, comece a pintar com a segunda cor do topo para baixo da parede, seguindo o mesmo princípio – ou seja, partindo da tonalidade mais escura à mais clara, até que as duas cores se encontrem no meio da parede.

Quando as duas cores diferentes começaram a se encontrar, faça com que a borda da parte de baixo fique um pouco mais desgastada em cor. Espere secar e avance a cor de baixo sobre a cor da parte superior. Para suavizar a mistura, passe o pincel e o rolo sem tinta, apenas umedecido com água.

Passe 2 demãos de todos os tons para finalizar e fazer o acabamento, aproveitando para corrigir possíveis pequenos erros.

Casa e decoração