Quem cozinha sabe que a regra número 1 para trabalhar com carnes congeladas é: uma vez que a peça foi tirada do freezer e desgelou, ela não pode ser congelada novamente, ou irá estragar. No entanto, uma especialista da área da nutrição garante que a crença é mito.
Leia também:
Como descongelar alimentos da maneira certa
Como congelar alimentos: carnes, pães e legumes
22 regras essenciais para congelar e descongelar comida corretamente
Tina Hanes é nutricionista registrada junto ao Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. O órgão é responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis. Em entrevista ao jornal The New York Times, ela garantiu que essa prática pode, sim, ser realizada sem oferecer riscos à saúde.
Como recongelar carne de maneira segura
Segundo a especialista, isso pode ser feito contanto que o alimento tenha sido descongelado propriamente – isso é, na geladeira – e, claro, não esteja estragado. A regra vale para carne bovina, frango, frutos do mar e peixe crus.
Você nunca deve descongelar produtos animais deixando-os sobre o balcão da cozinha para que derretam com a temperatura ambiente, tampouco colocá-los sob água corrente ou no micro-ondas. “As bactérias gostam do ambiente quente, como nós, e se multiplicam rapidamente em temperatura ambiente. Descongelar sobre o balcão não é seguro e ponto final. Você nunca deve fazer isso”, adverte a nutricionista.
A única maneira segura de descongelar carne é dentro da geladeira. Ainda assim, existe um prazo para que ela fique armazenada lá sem estragar. O frango, por exemplo, dura dois dias na geladeira depois de descongelado. Durante este período, desde que não tenha sido retirado do refrigerador, pode ser cozido ou congelado novamente sem nenhum problema.

“Você pode recongelar qualquer coisa, desde que tenha sido manuseada propriamente”, diz Tina, acrescentando que é seguro desgelar e depois congelar novamente frutas, vegetais, pães, bolos, comidas processadas e outros itens. No entanto, o processo pode afetar a textura, cor e sabor desses alimentos.
Como saber se a carne estragou?
De acordo com a nutricionista, a comida estragada geralmente tem um cheiro ruim ou estranho. Também pode estar grudenta ou viscosa.
Se isso acontecer, você não deve nem cozinhar e nem congelar o alimento. Descarte-o imediatamente.
Descongelar em bacia com água: pode?
Segundo Tina, sim, mas a carne não poderá ser congelada ou mesmo refrigerada novamente depois isso, deverá ir direto para a panela.
O modo seguro de fazer isso é mantendo o alimento envolto pela embalagem plástica e trocando a água – que deve ser fria – a cada 30 minutos, até que a carne esteja descongelada. Então, cozinhe imediatamente. Não leve de volta à geladeira ou freezer.
Em quanto tempo posso cozinhar ou congelar novamente carnes?
O site de segurança alimentar do Departamento de Agricultura dos EUA oferece uma tabela com recomendações do tempo que cada alimento dura na geladeira. A duração é a mesma para o alimento recém-comprado no mercado ou retirado do freezer e colocado no congelador para desgelar. A diferença é que, no desgelo, deve ser incluído no prazo validade o tempo que a carne demora para descongelar (cerca de um dia). Confira:

Salsicha: 1 semana (pacote aberto) ou 2 semanas (pacote fechado)

Bacon: 7 dias

Linguiça crua: 1 a 2 dias

Hambúrguer e carne moída: 1 a 2 dias

Carne de boi, carneiro ou porco fresca: 3 a 5 dias

Carne de frango fresca: 1 a 2 dias

Sopas e caldos: 3 a 4 dias