Você já sabe que cama, colchão e travesseiros acumulam poeira e ácaros e que trocar os lençóis e fronhas é essencial para um sono de qualidade, afinal, é impossível relaxar e descansar quando microrganismos irritam e atrapalham a respiração. Para acabar com o acúmulo de pó, oleosidade e o amarelado de travesseiros, aprenda a forma correta de lavá-los em casa:
Leia também:
7 produtos de limpeza que deixam a casa brilhando
Como tirar mancha de gordura da roupa
Produtos de limpeza que você nunca deve misturar
Como lavar travesseiros

Antes de mais nada, você deve ficar atenta ao tipo de material do qual é feito seu travesseiro. Travesseiros de látex e molas devem ser lavados sempre à mão. Em um tanque ou balde grande, encharque o travesseiro e esfregue bem toda a região com detergente ou sabão neutro. Enxague totalmente e retire o excesso de água apertando bem, mas sem torcer.
Se o seu travesseiro for feito de plumas ou penas de ganso, eles devem ser lavados a seco. Portanto, levar as peças a uma lavanderia é o mais indicado para evitar que estragos. Já travesseiros de outros materiais podem ir sem problemas para a máquina de lavar. No entanto, nunca misture com outras peças de roupas e deixe, no máximo, dois travesseiros dentro da máquina, com sabão líquido em vez do sabão em pó. Use o ciclo suave da máquina de lavar.
Como secar travesseiros
Ao contrário do que muita gente imagina, os travesseiros não devem ficar debaixo do sol na hora da secagem. O calor pode contribuir para a proliferação de ácaros, bactérias e fungos, além de deixar a peça amarelada. Travesseiros devem secar à sombra, em local arejado.
Dicas para conservar travesseiros

Como a lavagem dos travesseiros não pode ser feita com tanta frequência (recomenda-se que a limpeza mais profunda seja realizada a cada 3 meses), é válido aprender algumas dicas para evitar o acúmulo de pó e ácaros.
Durante o dia, deixe os travesseiros em um ambiente arejado e exposto a uma iluminação indireta. Passar o aspirador de pó uma vez por semana na cama e nos travesseiros é outra boa sugestão de higienização.
Nunca durma com o travesseiro sem fronha e tente trocar a roupa de cama semanalmente. Quem pretende prolongar ainda mais a vida útil dos travesseiros pode fazer uso de capas impermeáveis. Vale ainda lembrar que travesseiros possuem prazo de validade. Especialistas recomendam que a troca seja feita pelo menos a cada dois anos.