Como misturar decoração moderna e rústica com charme

por | jun 30, 2016 | Casa

A decoração rústica, típica das casas de campo e interior, é caracterizada por elementos que remetem à natureza, como flores, objetos feitos de materiais naturais, como pedras e troncos, e acabamentos rudimentares.

Leia também:

Decoração barata: imitação de madeira e pedras têm preços baixos

Acessórios de decoração completam o ambiente. Veja dicas para usar

Móveis restaurados dão singularidade ao ambiente

Quem é fã do estilo, mas vive em um ambiente moderno, não precisa abrir mão da preferência. Segundo a arquiteta Andrea Parreira, é possível unir o rústico ao urbano em um mesmo local sem deixá-lo sobrecarregado ou cafona. A prática, que é tendência de decoração, mescla os dois estilos, criando espaços sofisticados e acolhedores na medida certa.

Pequenos truques, como o uso de flores ou madeira, já são suficiente para modificar espaços modernos e deixá-los com o ar campestre. Veja alguns exemplos:

Varanda

Segundo Andrea, as varandas gourmet são espaços que funcionam muito bem com a tendência. “Elas acolhem vasos maiores, com plantas e flores variadas”, afirma.

Vasos conferem ar rústico ao ambiente (Crédito: Thinkstock)

Quarto

Nos dormitórios, as camas são uma maneira legal de incorporar os toques de campo no ambiente. Outra dica é investir nos pisos frios ou de madeira, que, segundo a arquiteta, tornam a decoração mais elegante e harmoniosa.

Camas de madeira são uma boa maneira de incorporar o estilo (Crédito: Thinkstock)

Sala

“Neste ambiente, podem ser introduzidas cortinas e tapeçaria típicas”, sugere a especialista. No hall de entrada, aposte nos aparadores em madeira antiga e luminárias.

Invista no carpete rústico (Crédito: Thinkstock)

Na medida certa

Segundo Andrea, é preciso ter cuidado para não sobrecarregar o ambiente. “Na decoração rústica, os objetos e mobílias são mais pesados e, portanto, não devem ser utilizados em excesso”, ensina. Para amenizar esta característica, a arquiteta sugere o uso de revestimentos leves nos objetos. “Os revestimentos são ponto chave para unir a cidade ao campo”, afirma.

Outra dica é não abusar da quantidade de mobília e itens de decoração. “A medida certa é aquela que deixa sempre espaço para circulação de pessoas e permite a entrada de luz no ambiente”, conta.

Confira outras ideias de decoração: